tamanho de roupa de bebe

Tamanho de Roupa de Bebê: Conheça Todas as Medidas!

Vestuário

Comprar roupa para bebê não é uma das tarefas mais fáceis que existem. Se a própria mãe e o pai podem se confundir, imagina as titias, avós e amigos da família que querem presentear a criança? 

Sobretudo, para fazer o enxoval antes mesmo do bebê nascer, pode ser um tremendo desafio. Apesar disso, com um pouco de pesquisa é possível comprar as roupinhas sem sufoco. 

Por isso, trouxemos para você uma lista para lá de completa com todos os tamanhos de roupa de bebê!

Tamanhos de roupa de bebê

Basicamente, existem vários tipos de tamanho para roupas de bebê. Até um ano de idade, eles se dividem assim:

  • RN;
  • P;
  • M;
  • G;
  • GG.

Após um ano de idade, as roupas começam a mudar de tamanho de forma mais lenta e gradual, e divide-se em:

  • 1;
  • 2;
  • 3.

Dito isso, quer ver como funciona cada tamanho? A gente vai lhe mostrar cada detalhe!

RN

O tamanho RN é para bebês recém nascidos, ou seja, serão as primeiras roupas que a criança vai usar na sua vida. Em contraste, ela vai ser usada durante muito pouco tempo, então não precisa comprar em excesso. 

Além disso, é preciso tomar cuidado na hora de comprar esse tamanho. Isso por que, muitos bebês nascem com um peso e tamanho diferente daquele previsto. Consequentemente, algumas crianças nem usam esse tamanho. 

Basicamente, esse tamanho é para crianças de zero até dois meses de vida, e apenas isso. Além disso, ela serve em crianças de a 54 centímetros de altura e que pesam  de 2,5 até no máximo 5 quilos. 

Através do pré-natal, a mãe e o pai já conseguem saber o tamanho e peso que o bebê irá nascer e, consequentemente, se o tamanho RN irá caber neles adequadamente. 

Leia também:  Check list enxoval bebê: o que não pode faltar?

Por fim, o ideal é que as roupas RN sejam de manga longa, calça comprida e quentinhas, exceto em regiões muito quentes. Isso porque irá evitar picada de mosquitos e insetos no bebê. 

P

Após a fase RN, chegou a hora do bebê usar roupinhas tamanho P. Apesar da fase RN poder chegar aos dois meses de idade, o tamanho P pode servir em crianças de um mês de idade. Por isso, ele é indicado desde um mês de vida até os três meses. 

Nessa fase, o bebê já pode começar a utilizar camisetinhas, conjuntos, vestidos e banho de sol nos dias quentes. A sua pele já não é tão sensível como antes, e é preciso lidar com o calor se for verão. 

O tamanho P é indicado para crianças que pesam de 5 até 6 quilos. Além disso, ela serve em crianças de 54 até 60 centímetros. Apesar disso, é uma fase muito rápida, ou seja, não exagere na compra de roupas desse tamanho. 

M

Agora, finalmente, chegamos ao tamanho M, também conhecido como tamanho médio. Ele pode ser usado a partir dos três meses de idade, e chega até os seis meses de idade. 

Para usar esse tamanho de roupa, a criança precisa pesar de 6,5 até 8 quilos. Além disso, para caber nesse tamanho de roupa, a criança precisa pesar de 60 até 66 centímetros. 

Neste momento da vida do bebê, ele começa a ficar muito mais ativo do que antes. Por isso, o ideal é investir em roupas confortáveis para o dia-a-dia e que facilite os movimentos. 

Enfim, nesse momento ele começa a usar um pouco de cada estilo, todos eles. 

G

O bebê já está bem grandinho, e consequentemente o tamanho da roupa também aumenta. 

Leia também:  Maquiagem para fotos de gestante: dicas para esse book

Nesse momento, a maioria dos bebês precisam usar roupas que são melhores para os movimentos do bebê. O motivo é porque nessa fase, geralmente eles já estão engatinhando e com fôlego total.

Sobretudo, para usar tamanho G, a criança precisa pesar entre oito e nove quilos. Além disso, ele precisa ter a altura entre 66 até 72 centímetros. 

Por fim, esse tamanho é reservado para crianças dos seis meses até os nove meses de vida. 

GG

Finalmente, o último tamanho para crianças de até um ano de idade. Essa roupa funciona para bebês de nove meses até um ano de vida, completo. Ou seja, para bebês maiores. 

O peso da criança que deve usar esse tamanho vai de nove até dez quilos. Além disso, ela precisa ter o tamanho de 72 até 78 centímetros. 

Só existe um problema com esse tamanho de roupa para bebê: nem todas as confecções oferecem esse tamanho. Muitas delas, pulam do G direto para um ano de idade.

Uma dica é, na hora de montar o enxoval, o ideal é comprar roupinhas do RN ao M, pois serão usadas nos primeiros meses. Deixe para comprar tamanhos maiores conforme o bebê for crescendo.

Chegando nessa faixa etária, está na hora de começar a pensar nos tamanhos maiores.

Tamanhos de roupas maiores

1

Agora as roupas começam a acompanhar a idade do bebê. Esse tamanho acompanha crianças de doze meses até os dezoito meses de idade. Elas funcionam para crianças que pesam de 10 a 12 quilos e de altura de 75 a 85 centímetros. 

Roupas desse tamanho não são compradas no enxoval, e sim, a medida que a criança vai crescendo. 

Leia também:  9 Dicas para Arrumar Guarda Roupa de Bebê

2

Apesar de ser tamanho 2 anos, essa peça costuma ser usada desde o um ano e meio ou uma criança que tenha um desenvolvimento acima da média.

Esse tamanho de roupa é para crianças de dezoito até vinte e quatro meses de vida, que pesam de 12 até 14 quilos e tenham de 85 até 95 quilos. 

3

Por fim, esse é um tamanho usado entre dois até três anos de idade. Além disso, ela deve estar pesando de 12 até 14 kg. Sobretudo, ele deve estar medindo entre 86 até 95 centímetros.

Conclusão

O Brasil segue a tabela criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é o Foro Nacional de Normalização. Apesar das fábricas não serem obrigadas a seguir a tabela, ela é amplamente usada por que funciona para padronizar o tamanho liberado pelos fabricantes. 

Apesar disso, pode-se encontrar diferença de uma fabricante para outra. Além disso, o tamanho de uma criança pode exigir que ela use um tamanho de roupa destinado a outra idade, e está tudo bem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *