tabela de sono do bebe

Tabela de Sono do Bebê: Quantas Horas Precisa Dormir por Idade!

Desenvolvimento

Uma das coisas mais importantes para o bebê é o sono, e ele varia de acordo com a idade e desenvolvimento da criança. Quando o bebê dorme, ele renova suas energias físicas e mentais, consolida sua memória, apoia seu aprendizado e contribui no seu desenvolvimento como um todo. 

Quando se trata de um recém-nascido, ele chega a dormir cerca de 16 a 20 horas por dia. Em contraste, quando ele já tem 1 ano de idade, já chega a dormir cerca de 10 horas por noite e faz duas sestas durante o dia, de 1 a 2 horas cada uma.

Sobretudo, quando o bebê tem até no máximo 6 meses de idade, ele dorme quase o tempo inteiro. O problema é que esse sono não é contínuo, uma vez que ele acorda com uma grande frequência. Depois desse período, ele já consegue dormir quase uma noite seguida sem acordar. 

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Tabela de sono do bebê

Primeiramente, você sabe como é o hábito de sono de um bebê conforme a sua idade? Confira abaixo a tabela de sono do bebê:

  • Recém-nascido / 16 a 20 horas no total;
  • 1 mês / 16 a 18 horas no total;
  • 2 meses / 15 a 16 horas no total;
  • 4 meses / 9 a 12 horas por noite + duas sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada;
  • 6 meses / 11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 2 a 3 horas cada;
  • 9 meses / 11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada;
  • 1 ano / 10 a 11 horas por noite + duas sestas durante o dia de 1 a 2 horas cada;
  • 2 anos / 11 horas por noite + uma sesta durante o dia de cerca de 2 horas;
  • 3 anos / 10 a 11 horas por noite + uma sesta de 2 horas durante o dia.

Apesar dessa ser a tabela geral por idade, cada criança é única e tem o seu próprio ritmo. Ou seja, pode existir uma variação única de uma criança para outra. Independente do padrão de cada bebê, é obrigação dos pais fazê-las criar uma rotina de sono organizada. 

Leia também:  Meu bebê não está urinando o que fazer?

Como fazer isso exatamente? A gente te ajuda!

Como ajudar o bebê a dormir?

Os pais precisam criar uma rotina de sono em seus bebês, mas como fazer isso exatamente? Primeiramente, sempre opte por deixar as cortinas abertas enquanto fala ou brinca com o seu bebê enquanto ele está acordado durante o dia. Em contraste, durante a noite fale em um tom mais baixo e suave.

Quando perceber algum sinal de cansaço, opte por colocar a sua criança para dormir na cama. Mas lembre-se de habituá-lo a a adormecer na própria cama ao invés da sua. Também é importante diminuir as brincadeiras depois de jantar, evitando luzes muito fortes ou a televisão;

Algumas horas antes de colocar o bebê para dormir, dê um banho morno para o acalmar; Lembre-se que ninar o bebê, ler ou cantar uma música num tom suave antes de deitar o bebê para ele perceber que está na hora de dormir. Mas lembre-se que não é interessante colocá-lo para dormir muito tarde. 

É importante salientar que aos 7 meses, o bebê pode começar a apresentar dificuldade para dormir e pode chorar ou fazer birra. Nesse caso, deixe ele chorar até se acalmar, indo ao quarto de tempos em tempos para acalmá-lo mas sem pegar no colo ou brincar. 

Todas essas dicas são muito importantes para ajudar o bebê é dormir, e podem ser úteis na sua jornada, 

É seguro deixar o bebê chorar até se acalmar?

Muitas pessoas não gostam de deixar o bebê chorar até se acalmar. Alguns estudos indicam que pode ser traumático para o bebé, que pode sentir-se abandonado, fazendo aumentar os níveis de stress. 

Em contraste, existem outras pesquisas que apoiam a ideia de que, após alguns dias, o bebê compreende que não vale a pena chorar durante a noite, aprendendo a pegar no sono sozinho. 

Leia também:  Saiba Quais os Benefícios da Natação Infantil

Apesar das controvérsias, os estudos indicam que essa é uma das técnicas mais interessantes e que, na verdade, não causa qualquer trauma para o bebê. Ou seja, não existe uma contraindicação para esta estratégia.

Apesar disso, em bebês de menos de 6 meses de idade, é preciso introduzir a abordagem de forma gradual e sempre espreitar o quarto para confirmar que a criança está bem e segura.

Causas para um bebê com sono não dormir

Os bebês podem reagir de formas diferentes dos outros durante essas fases, como já foi dito anteriormente. Em resumo, existem alguns bebês que mesmo com sono relutam em dormir. Qual as causas?

Quando o bebê é muito novo, ele não faz distinção do tempo. Só aos poucos ele começa a se adaptar às 24 horas. Geralmente essa fase de adaptação começa a partir dos 3 meses, e é aqui que ele passa a dormir mais durante a noite.

Outra possível causa é a ansiedade de separação. Aos 6 meses, ele já consegue ter noção e reconhece tanto às coisas quanto às pessoas ao seu redor, fazendo com que sinta falta daquilo que já reconhece na hora de dormir.

Quando a mãe ou pai não está por perto, o bebê sente falta deles, e mesmo que os pais não estejam ali em seu campo de visão, ele já consegue ter consciência de que eles existem.

Os bebês tendem a ficar mais resistentes para dormir quando aprendem a sentar, engatinhar ou andar, geralmente ocorre a partir dos 5 meses em diante. Eles ficam mais agitados e animados pois tudo passa a ser novo.

Por fim, com um ano o bebê se desenvolve de maneira rápida, e consequentemente seu apetite também aumenta, resultando em um maior consumo de leite. Geralmente ocorre no primeiro ano de vida do bebê e pode atrapalhar na hora de dormir.

Funchicórea dá sono no bebê?

A funchicórea é feita a partir do extrato mole de chicória, ruibarbo, folhas de funcho, sacarina e carbonato de magnésio. Trata-se de um remédio que os pais usam para acalmarem os bebês com cólicas. 

Leia também:  Descubra a Numeração de Sapato Ideal para seu Bebê!

Embora não tenha qualquer efeito colateral comprovado cientificamente, o medicamento fitoterápico ainda gera discussões entre os pediatras sobre sua real eficácia, apesar de ser liberado pela Anvisa desde 2013.

Muitas pessoas afirmam que o medicamento atrapalha no sono do bebê, mas assim como os outros possíveis efeitos colaterais, não existe nenhuma comprovação disso. 

Bebê com sono agitado

Alguns bebês podem ter um sono mais agitado, e isso pode acontecer por diversos motivos. O motivo, por exemplo, pode vir dos vários estímulos que o bebê recebe antes de dormir ou mesmo de um problema de saúde ainda não identificado. 

Dito isso, se o bebê está muito agitado na hora de dormir, e os pais não conseguem achar o motivo, eles precisam procurar um pediatra que irá investigar o motivo do problema. 

Listamos os principais motivos para os bebês ficarem muito agitados na hora de dormir:

  • Muitos estímulos durante a noite e poucos durante o dia;
  • Cólicas;
  • Refluxo;
  • Alterações respiratórias;
  • Parassonia, que é um distúrbio do sono.

Uma vez que você encontre o motivo para o seu bebê ter um sono agitado, você pode adotar estratégias para que ele durma melhor. Elas são:

  • Manter a casa iluminada ao longo do dia, reduzindo a intensidade da luz à noite;
  • Brincar com o bebê o máximo possível durante o dia;
  • Acordar o bebê durante as mamadas, conversando e cantando para ele;
  • Não evite fazer barulhos, como o telefone, conversas ou aspirar a casa, mesmo que o bebê esteja dormindo durante o dia. No entanto, os barulhos devem ser evitados à noite;
  • Evitar brincar com o bebê à noite;
  • Manter o ambiente escuro ao fim do dia, acendendo apenas uma luz de presença quando for alimentar o bebê ou mudar a fralda.

Músicas para bebê dormir

Confira agora uma pequena listas de cantigas de ninar, músicas especiais para fazer o seu bebê dormir bem:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *