Spinning Babies: O Que é E Como Fazer e Exercícios

pinning babies exercicios (1)
Gostou? Por favor, Compartilhe!

Você já ouviu falar sobre o spinning babies? Em tradução direta, o termo significa “girar bebês”, e isso já diz muito sobre a prática. Em resumo, é uma prática capaz de gerar muito mais conforto durante a gestação da mamãe, e facilitar o trabalho de parto. 

O método prevê uma sequência de movimentos realizados pela nova mamãe, durante a gestação e o parto. Essas sequências possuem posições que facilitam o encaixe perfeito do bebê na pelve. Consequentemente, facilita o parto e ameniza a dor da mulher. 

A técnica pode ser auxiliada por parteiras, obstetras e doulas, e parte do princípio que a posição do bebê dentro da mulher, interfere diretamente na boa qualidade do parto. Além disso, o método é recente e foi criado pela parteira norte americana Gail Tully.

Como funciona o spinning babies

spinning babies exercicios exemplos2

Bom, você deve estar se perguntando por que deveria adotar o spinning babies, não é mesmo? O primeiro benefício já foi dito anteriormente: a rotação do bebê, de forma que ele se encaixe de forma ideal, facilita o parto e diminui a dor da mamãe. 

As aberturas da pelve variam em tamanho do seu topo até a parte inferior. Os músculos que a revestem e os ligamentos que sustentam o útero guiam o bebê. Tudo isso tem o poder de criar ou limitar o espaço para o bebê sair. Com o método, o bebê passa pela pelve girando a cabeça.

Mas não adianta apenas esperar o momento certo, e achar que tudo funcionará perfeitamente no parto. É necessário certa preparação. É preciso pensar que posições sedentárias enrijecem as articulações e músculos, atrapalhando a mobilidade.

Em contraste, ao exercitar-se de maneira que favoreça a gestação, é possível que a gestação e o parto ajudem muito. Isso irá gerar o equilíbrio do corpo e melhor mobilidade, criando assim espaço para o bebê. Em resumo, o trabalho corporal traz recompensas para o bem-estar.

Para funcionar, é preciso ter em mente que a pelve funciona melhor, nesse momento, na posição vertical. Por isso, levantar-se pode aliviar a pressão que intensifica a dor e retarda o trabalho de parto. As posições verticais permitem que a contração tenha menos força e mais facilidade para ajudar o bebê descer.

Quando começar a praticar spinning babies?

spinning babies exercicios exemplo1

Primeiramente, todos esses exercícios são simples, e não vão exigir muito das gestantes. Ou seja, não existe complicação nem motivos para fugir do método. Todos esses exercícios podem ser feitos semanalmente ou diariamente, junto com o companheiro. 

Mas o exercício não pode ser feito desde a descoberta da gestação. Apesar disso, ele pode começar a ser praticado desde a vigésima quarta semana de gestação. Além disso, a prática também pode ser feita durante o próprio momento da gestação. 

1 – Utilização no pré-natal

Durante o pré-natal – ou seja, na gestação – o profissional que acompanha a mamãe vai ensinar como realizar exercícios específicos, como já foi dito diariamente ou semanalmente. 

Também como já foi dito, a prática durante o pré-natal irá auxiliar para que o bebê fique de cabeça para baixo na hora do parto, facilitando todo esse processo no fim das contas. 

2 – Utilização no parto 

Como já foi dito anteriormente, o método ajuda a resolver problemas como trabalhos de parto muito demorados e as fortes dores de contratação, que diminuem drasticamente. 

Os tipos de exercícios aplicados no momento podem variar. Tudo irá depender de qual posição a criança se encontra nesse momento. Durante o trabalho de parto o bebê faz movimentos para encaixar na pelve.

O objetivo final é abrir espaço na pelve para que a criança possa se deslocar em cada diâmetro que se encontra e facilitar que ele percorra o caminho necessário até o nascimento.

Em resumo, o bebê pode estar alto, médio ou baixo dentro da pelve e, para cada situação, há exercícios específicos para se fazer durante o trabalho de parto. Tudo irá depender da flexão do bebê. 

Pontos importantes sobre o spinning babies

Além de tudo aquilo que já foi dito, o Spinning Babies também é uma maneira de se conectar com seu bebê. Sobretudo, a gestante poderá desfrutar melhor do seu corpo se houver mais conforto. Para você ter em mente a importância desse método, ele pode:

  • O método de spinning babies funciona para restabelecer as “estruturas do parto”. Ou seja, vai acabando relaxando o que estiver tenso, liberando o que está torcido e, principalmente, reforçando o que está frouxo;
  • Se a mãe conseguir descansar em posições inteligentes, indicadas por esse método, ela terá o equilíbrio conquistado;
  • Verticalizar as posições de parto para ajudar as contrações uterinas a trabalhar de maneira mais suave. Ou seja, acabar com muito da dor do parto;
  • Movimentando e relaxando os músculos para auxiliar na descida do bebê durante o trabalho de parto.
  • O corpo da mulher foi projetado para o momento do parto, mas é preciso liberar as estruturas. A Spinning Babies é uma maneira única de fazer tudo isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *