roupa para padrinhos de batizado

Roupa para padrinho de batizado: o que usar nesse momento especial?

Comemorações

Um dos momentos mais importantes para a família e amigos dos papais que acabaram de ter um filho, é o batizado. Para as famílias cristãs, esse é um rito de passagem do bebê, que entrará de uma vez por todas dentro dos dogmas da vida cristã. 

Dito isso, um dos personagens principais desse momentos são os padrinhos da criança. Dito isso, eles devem saber como se vestir nesse momento especial, sendo que o momento pede um tipo específico de roupa, e não tem vestimenta livre como muitas pessoas pensam. 

Como se vestir para um batizado?

A maioria das pessoas que estão prestes a ir em um batizado, independente do papel que irão desempenhar nesse momento, tem a dúvida de como se vestir. Ou seja, qual é a roupa ideal para usar no batizado de criança, recém-nascido ou até evangélico. 

É preciso ter em mente que você estará em um lugar que pede vestimentas específicas, e não pode aparecer lá simplesmente com roupas que você usaria em casa ou em um churrasco de família. Para os homens em geral, que estarão presentes nesse momento, é preciso ter na cabeça que podem optar, basicamente, por: 

  • Calça jeans ou social
  • Camisa social
  • Sapato social

Mesmo que o batizado possa ser considerado uma festa ou comemoração para algumas pessoas, isso não quer dizer que está liberado usar bermuda, chinelos, sandálias, shorts e camisetas. Apesar disso, se você for um convidado que irá direto para festa sem ir a cerimônia na igreja, a camiseta é permitida.

Além disso, a roupa de batizado não tem que ser branca, mesmo se for bebê, criança de 1 ano, 2 anos, 6 anos, ou qualquer outra idade na faixa da infância. Isso não importa. Apesar disso, há um consenso que o branco reflete a pureza, então na prática, branco é uma boa opção para trazer boas vibrações.

Leia também:  11 Brincadeiras para saber o sexo do bebê

Dicas gerais para padrinhos e madrinhas

Bom, já demos as regras de vestimenta para os convidados em geral, mas e os padrinhos? A primeira dica, que em hipótese alguma pode ser esquecida, é que por mais que a ocasião seja especial, a produção da roupa não deve ser exagerada e sempre se dê preferência para tons claros.

Na maioria das vezes, as mulheres querem estar bonitas, elegantes e usando as tendências do momento. Mas é preciso tomar cuidado com isso! É necessário lembrar que estarão em um ambiente religioso, portanto, é necessário se vestir conforme o ambiente, mesmo que haja uma festa depois do batizado. 

Em geral, presta atenção nas dicas gerais para os padrinhos e madrinhas a seguir:

  • Não use roupas glamourosas, sexys ou muito esportivas.
  • Prefira tons claros, pelo menos na parte de cima;
  • Não exagere na produção: nem para o glamour, nem para o desleixo;
  • Não opte pelo tênis, prefira sapato ou sandália. 
  • Para mulheres, salto médio é o mais indicado;
  • Para padrinhos, no batizado de um bebê, nada de usar roupas com botões grandes, bijuterias, tachas e enfeites que possam machucar a cabeça do bebê/criança. 
  • Tecidos que amassem muito também podem “estragar” as fotos.

Uma boa saída é optar pelo traje esporte, fino, porém, mais casual e livre. Apesar de não haver regras e podermos usar materiais menos nobres, como o jeans, o algodão e a sarja, é preciso ter bom senso. Lembre-se que se existe um convite impresso, já pede mais formalidade. 

Como um padrinho deve se vestir?

Inicialmente, os homens devem estar vestidos socialmente ou o mais próximo possível do social. No caso da calça jeans, a camisa deve ser social e o sapato pode ser um sapatênis para não perder o estilo. No demais, a calça, camisa e o sapato devem ser sociais.

Leia também:  O Que Pedir no Chá Revelação? Veja as 30 Melhores Ideias!

Em resumo, as regras básicas para os homens são:

  • Prefira as cores discretas e claras;
  • Esqueça a bermuda;
  • Se for de jeans, prefira os escuros e use camisa na parte de cima.

Como uma madrinha deve se vestir?

Enfim, reunimos algumas dicas básicas para todas as madrinhas que querem acertar no look. Confira:

  • Primeiramente, as cores devem ser discretas. Apesar de não ser uma regra escrita em pedra, sempre dê preferência por tonalidades claras. Estampas também são bem vindas. Em resumo, tenha muita cautela na escolha dos tons;
  • Saias e vestidos devem estar na altura do joelho ou pouca coisa acima. Ou seja, elas nunca devem ser muito curtas.
  • Em geral, blusas e vestidos devem ser preferencialmente com mangas. Decotes, transparências, tomara que caia e roupas apertadas não são boas opções. 
  • Por fim, para quem não abre mão da calça, estas não devem ser jeans ou coladas ao corpo, como as leggings. Sobretudo, elas devem ser sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *