Quem faz abdominoplastia pode engravidar

Quem faz abdominoplastia pode engravidar? Saiba Aqui!

Gravidez

O sonho de muitas mulheres é realizar a abdominoplastia. Apesar disso, muitas ficam em dúvida se vão em frente com o sonho, ou não, porque desejam ter filhos. Mas afinal de contas, essa cirurgia estética pode atrapalhar os sonhos da mulher de ser mãe futuramente?

Para responder essa pergunta é preciso, primeiramente, definir o que essa cirurgia faz. A abdominoplastia é um método que retira o excesso de pele da região abdominal, remodelando o corpo e deixando a barriga bem mais lisa do que anteriormente. 

Na cirurgia, o cirurgião plástico retira a gordura e o excesso de pele localizada entre o umbigo e a região pélvica e costura o músculo reto abdominal para que o abdômen fique firme, mesmo se houver novo acúmulo de gordura. Juntamente é feita uma lipoaspiração para retirar gordura acumulada no estômago e laterais do corpo

Na maioria das vezes, as mulheres que procuram essa cirurgia, perderam muito peso e pele, que antes era bem esticada e ficou flácida. Inclusive, muitas mulheres que já passaram por uma gestação também têm esse problema de flacidez, e podem se interessar pela cirurgia.

Como funciona a abdominoplastia?

Primeiramente, as técnicas exatas da cirurgia estética variam de médico para médico, assim como de paciente para paciente. Ou seja, cada caso é um caso. Por exemplo, a extensão do corte depende da técnica escolhida e da quantidade de pele a ser retirada. O cirurgião irá analisar as necessidades de cada paciente e a melhor alternativa para ele.

Em alguns casos, devido à retirada de uma grande quantidade de pele, é necessário transplantar o umbigo ou até remodelá-lo, em sua forma e tamanho. Visando manter a melhor estética possível da área, de acordo com as características físicas de cada um.

Leia também:  Dor do Parto: Tire Todas as Suas Dúvidas!

A abdominoplastia dura duas ou três horas, e o paciente permanece no hospital por 12 a 24 horas. Após a alta, é necessário seguir uma série de recomendações médicas para a correta recuperação do organismo, como permanecer com drenos por cerca de sete dias, realizar dez sessões de drenagem linfática. 

É necessário utilizar cinta cirúrgica por cerca de dois meses e não tomar sol na cicatriz por seis meses. Enfim, os resultados da abdominoplastia só podem ser observados de três a seis meses após a cirurgia, quando o inchaço da região desaparece e a cicatrização já está mais evoluída.

Uma mulher pode engravidar após realizar uma abdominoplastia?

A resposta para essa pergunta é sim, uma mulher pode engravidar após realizar o procedimento estético, mas é preciso esperar um tempo após realizado o procedimento. O intervalo aceito entre a abdominoplastia e a gravidez deve ser de, no mínimo, um ano. 

Sobretudo, o fato da mulher ter realizado uma abdominoplastia não impede uma nova gestação, pois ela não altera o funcionamento dos órgãos reprodutores e a pele, por mais esticada que esteja, também possui a capacidade de esticar-se ainda mais. 

Essa cirurgia estética é muito invasiva, e leva cerca de um ano para que exista uma boa cicatrização e a pele se recupere totalmente. Em resumo, quanto maior for esse intervalo entre os dois, mais a cicatriz vai ficar elástica e conseguirá acompanhar o crescimento da pele.

É bom salientar que durante a gestação, a pele fica mais elástica devido aos hormônios progesterona e lactogênio-placentário, mas mesmo assim a gestante pode acabar sentindo dor onde foram dados os pontos. 

Como é uma gestação após a abdominoplastia?

Uma gestação após essa cirurgia é diferente de uma gestação comum. Primeiramente, a barriga cresce menos, mesmo que isso não impacte diretamente no crescimento do bebê, como também a mulher sentir a barriga dolorida como se tivesse feito muitos exercícios abdominais.

Leia também:  Vai Machucar o Bebê? 9 Perguntas Sobre Sexo Seguro Durante a Gravidez

O risco de estrias também é maior que em uma gestação comum. O parto pode ser normal ou cesárea, e o corte da cesariana não interfere em nada com a cirurgia plástica. Como a mulher tem menos gordura na barriga, poderá sentir o bebê com mais intensidade, desde cedo.

A barriga de uma mulher que fez abdominoplastia volta ao normal depois da gestação?

Se a mulher ganhar entre 9 e 11 Kg, o normal durante uma gestação, a aparência da barriga pode ser muito próxima do que era antes de engravidar. Mas dependendo do quanto a mulher engordar, além de muitas estrias, a quantidade de gordura pode comprometer o resultado estético da cirurgia sim!

O ideal, é que durante a gestação, a mulher que fez abdominoplastia tenha um acompanhamento especial com o médico, optando por usar mais cremes na barriga para se prevenir das grandes quantidades de estria, e manter uma alimentação saudavel e exercicios fisicos leves e selecionados para não engordar muito. Certamente, isso ajudará a mulher a não ter problemas na gravidez!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *