Quem Amamenta Pode Tomar Whey Protein? Saiba Tudo!

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Uma das perguntas mais comuns que recebemos das mulheres é: é possível usar proteína em pó (whey protein) na dieta durante a amamentação?

Antes de avaliar as questões de segurança e uso recomendado, vamos primeiro olhar o que é a proteína e seu papel na lactação e na primeira infância.

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo nas seguintes perguntas:

Necessidades da proteína durante a amamentação

A proteína é um nutriente que pode ser usado como parte integrante dos tecidos e promover o crescimento. Como mãe, você e seu bebê precisam de proteínas para garantir que seu corpo possa construir, reparar e manter músculos, tecido conjuntivo, pele e órgãos.

Uma quantidade suficiente de proteína ingerida após o nascimento do bebê pode fornecer a você a melhor nutrição para manter os tecidos magros, ao mesmo tempo que restaura o corpo ao normal e apoia sua capacidade de produzir leite nutritivo. Durante a amamentação, seu corpo usa proteínas para produzir leite materno e apoiar o bebê em crescimento.

Quer você seja sedentário ou um entusiasta do fitness ativo, as necessidades de proteína aumentam durante a lactação, pois é um macronutriente crítico para o desenvolvimento e crescimento saudáveis.

Um grande conjunto de evidências clínicas mostra que o aumento da ingestão de proteínas está relacionado a tempos de recuperação mais rápidos após o nascimento e retorno mais rápido ao peso pré-gravidez.

Whey Protein é seguro durante a lactação?

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A maioria dos pós de proteína usa a proteína de soro de leite como base. O soro de leite é um componente natural dos laticínios, como queijo e leite, ambos consumidos rotineiramente durante a gravidez e a lactação.

O soro também é pasteurizado quando é fabricado e transformado em proteína em pó. A proteína de soro de leite em pó será processada pelo seu corpo como qualquer outra proteína. A proteína vegetal sem leite será assimilada pelo corpo da mesma forma.

Grande parte da confusão em relação à segurança das proteínas em pó está relacionada aos ingredientes adicionados, como sabores, adoçantes e conservantes, bem como ao risco de contaminação de substâncias proibidas ou metais pesados ​​durante a fabricação desses pós.

A gravidez e a maternidade precoce são extremamente pessoais, cada mãe é diferente e pode ter necessidades específicas ou necessidade de cuidados especiais. Recomendamos que, antes de tomar suplementos de proteína, as mulheres que amamentam devem procurar aconselhamento independente de seu médico de família para ter certeza de qual proteína em pó é certa para elas.

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Por que usar Whey Protein durante a amamentação?

Se você consegue amamentar, o leite materno é o alimento ideal para o seu bebê. É a alimentação perfeita para sustentar a saúde e o desenvolvimento do seu filho.

Ao amamentar, porém, a nutrição se torna uma preocupação predominante, porque você precisa se preocupar com a nutrição de dois. Uma alimentação saudável com quantidade adequada de calorias de fontes variadas promove a produção de leite de qualidade e aumenta a sua energia.

Como mãe, você não está apenas tentando se manter saudável para si mesma, mas também quer fazer o que é melhor para o seu bebê. A qualidade da sua alimentação durante e após a gravidez afetará diretamente a sua saúde e a do seu bebê.

A ingestão adequada de proteínas geralmente pode ser alcançada consumindo-se fontes de proteínas de alimentos inteiros, como carne, peixe, ovos, laticínios, tofu, feijão, nozes e sementes. Embora a maioria das mulheres consiga obter proteína suficiente em sua dieta regular para apoiar a lactação, algumas podem precisar de uma ajudinha extra.

Barreiras físicas, falta de tempo ou possível impossibilidade de se movimentar com a mesma facilidade logo após uma cesariana, significam que alcançar essa ingestão vitalmente importante pode ser muito difícil para alguns. É quando os suplementos de proteína podem ajudar a preencher as lacunas.

Embora a proteína seja essencial para sua dieta durante a amamentação, certifique-se de obter uma variedade de outros alimentos para atender às suas necessidades nutricionais. Grãos integrais, frutas e vegetais frescos, alimentos ricos em cálcio e gorduras saudáveis ​​- particularmente os ácidos graxos ômega-3 – devem compartilhar o prato com seus pratos de proteína.

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