porque meu bebe esta batendo a cabeça

Por Que Meu Bebê está Batendo a Cabeça?

Desenvolvimento

Muitos papais de primeira viagem se assustam quando o bebê começa a bater a própria cabeça, sem nenhum motivo aparente. Apesar de assustadora, a ação é mais comum do que se imagina: 20% fazem isso de propósito, sendo que os meninos têm três vezes mais chances de fazer isso. 

O hábito estranho costuma aparecer com os seis meses de vida, e chegar ao seu ápice quando a criança completa um ano e dois meses. Mas ele não dura para sempre, e costuma desaparecer quando o bebê completa, no máximo, três anos de vida. 

Apesar de ser um hábito comum, é normal? Quais são as causas para que uma criança comece a bater a cabeça de uma hora para outra?

Causas para o bebê bater a cabeça 

Em resumo, não existe apenas um motivo para o seu bebê começar a bater a cabeça, e sim várias possibilidades. Nós listamos as principais delas para você!

1 – Autoconforto

Na maioria dos casos, é mais simples do que parece: as crianças costumam bater a cabeça para relaxar. Basta você prestar atenção nos momentos que ela bate a cabeça. Ela faz isso, repetidamente, quando estão quase dormindo, no meio do sono ou quando acordam no meio da noite. 

Já outras crianças, ao invés de bater a cabeça, costumam balançar-se de um lado para o outro. Especialistas em desenvolvimento acreditam que esse tipo de movimento é algum tipo de autoconforto. 

2 – Dor

Em algumas crianças, bater a cabeça pode ser um jeito delas sinalizarem que estão sentindo algum tipo de dor. Elas podem estar sentido, por exemplo, dor nos dentes, dor nos ouvidos ou até mesmo cólica. 

3 – Frustração

Se uma criança começa a bater a cabeça durante uma birra, provavelmente ela só está demonstrando o sentimento de frustração que ela está sentindo naquele momento. Uma vez que ela ainda não sabe falar, é normal que ele se expresse através do corpo. 

Leia também:  Para que serve cueiro de bebê: o que é e como usar

4 – Chamando a atenção

Muitas crianças batem a cabeça para que alguém olhe para elas. Como toda criança ama receber atenção, ela passa a bater a cabeça só para chamar a atenção dos pais. 

5 – Problema de desenvolvimento 

Enfim, uma das causas pode ser sinal de autismo ou de outro distúrbio do desenvolvimento. Porém, quando esse é o caso, normalmente vem acompanhado de outros sintomas. 

Consulta ao médico

Apesar da apresentação das possíveis causas para o seu bebê estar batendo a cabeça, não existe uma forma segura e totalmente assertiva de você descobrir qual delas se aplica ao seu pequeno. 

Por isso, é muito importante que se o seu bebê começar a bater a cabeça com muita frequência, mesmo que provavelmente não se trate de nada grave, procure um médico. 

Só ele poderá fazer um diagnóstico exato sobre o assunto, e determinar se está tudo bem com o seu bebê ou não. 

Como lidar com as cabeçadas?

Por fim, o que fazer quando o seu filho começar a bater a cabeça repetidamente? Nós reunimos algumas dicas!

1 – Menos atenção

É óbvio que o seu filho precisa da sua atenção. Apesar disso, quando ele começar a bater a cabeça, diminua essa atenção um pouquinho. 

É fundamental dar atenção em momentos positivos, não durante as cabeçadas. Se ele insistir mesmo assim, tente não transformar essa situação em um grande evento. Caso contrário, você estará apoiando ainda mais a ação da criança. 

Além disso, nada de castigo ou broncas. A criança é ainda muito nova, e ela não será capaz de entender ou absorver a lição que você está tentando passar para ela. 

2 – Proteja-o contra machucados

Faça uma boa checagem no berço ou na caminha para ter certeza de que, depois de tanta bateção, pregos, parafusos e roscas continuam no lugar. Olhe também o carrinho. Tente prevenir os machucados do seu filho nesses momentos, antes que eles aconteçam. 

Leia também:  Ideias de Fotos Para Book Infantil

Além disso, nada de usar almofadas, protetores ou cobertores para amaciar o impacto, uma vez que eles aumentam o risco de acidentes.

3 – Redirecione o gosto por ritmo

Está mais do que claro que a criança gosta de um ritmo contínuo, então ajude-o a encontrar novas formas de expressar esse amor. Ou seja, redirecione essas batidas para um outro foco, ou ritmo. 

Tente apresentar a música para o seu filho, e talvez até um instrumento de brinquedo para que redirecione essa atenção – e tensão – para as batidas da música. 

Além disso, você pode também tentar colocar um metrônomo ou relógio de ponteiro no quarto dele. Isso irá criar um barulho contínuo e ritmado.

4 – Exercício físico

Outra forma de ajudar é fazendo com que o pequeno gaste bastante energia. 

A criança precisa fazer bastante atividade física durante o dia para ajudá-la a se livrar da energia acumulada que a leva a bater cabeça no período da noite. 

5 – Rotina para a hora de dormir

Enfim, procure estabelecer uma rotina tranquila para a hora de dormir. Um banho, um carinho no colo da mamãe ou do papai, uma história ou música bem suave são alguns recursos que podem ajudar a tranquilizar o bebê e evitar as batidas de cabeça. 

Além disso, você pode deixar uma música tocando bem baixinho mesmo depois que ele pegar no sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *