picada de pernilongo em bebe o que passar

Picada de Pernilongo em Bebê: O Que Passar?

Bem Estar

Algumas épocas do ano, como o verão, são propícias aos pernilongos. mosquitos e afins. Esses animais, bastante inconvenientes, se aproximam e picam quem estiver por perto. 

Para lidar com o problema, algumas pessoas optam por usar vários tipos de gel, cremes e pomadas. Estes produtos possuem na sua composição diferentes componentes, como por exemplo, ação antialérgica, anti-inflamatória, cicatrizante, antisséptica, etc.

Acontece que nem sempre, esse tipo de composição funciona para todo mundo, em alguns casos, pode ser até contraindicado. 

O melhor exemplo são os bebês, que certamente não podem usar os mesmo tipos de produtos para picada de pernilongo que os adultos. 

Picada de pernilongo e mosquito em bebê

Bebês, assim como os adultos, também sofrem com a época de maior incidência de pernilongos. As picadas são incômodas, e em alguns casos, podem causar reação alérgica nas crianças. 

Apesar disso, os papais de plantão podem ficar despreocupados. Na maior parte dos casos, as picadas não apresentam maiores tipos de complicação. Isso porque, a maior parte das picadas de pernilongos não causam reação alérgica. 

Isso é diferente quando a picada é de uma abelha ou marimbondo. Nesses casos, como o animal deixa o próprio ferrão na pele do bebê, existe uma probabilidade maior de haver uma reação alérgica. 

A recomendação, nesse tipo de caso, é não espremer a pequena ferida,. Isso irá fazer com que o ferrão penetre ainda mais na pele. Caso não tenha como retirá-lo, caso ele não estiver totalmente visível, é necessário procurar atendimento médico.

Voltando ao tema, caso você esteja pensando “meu bebê foi picado por pernilongo, e agora?”, não precisa entrar em desespero. 

Leia também:  Bactérias Cromogênicas: O Que É e O problema Em Crianças

Na maioria das vezes, a picada de um pernilongo em bebê pode levar à:

  • coceira;
  • dor;
  • leve inchaço local;
  • bolha;
  • secreção. 

Não necessariamente todos esses sintomas vão aparecer. Algumas vezes apenas alguns deles se manifesta. Outras vezes, todos podem aparecer de uma só vez. 

Para lidar com o inconveniente, basta higienizar a picada com água e sabão e as mãos antes de mexer no local. 

A pequena ferida é porta de entrada para bactérias que, às vezes, podem causar infecções. Por isso, é preciso tentar fazer com que a criança não coce o local, mesmo isso sendo uma tarefa difícil.

Prevenção de picada de pernilongo em bebê

Alguns insetos são mais difíceis de manter-se distante, apesar disso, com os pernilongos essa é uma tarefa um pouco mais simples. 

Ou seja, os pernilongos e algumas outras espécies ficam distante com o uso adequado de repelente. Apesar disso, ele não é eficaz em bebês muitos novos, uma vez que não pode ser usado em crianças com menos de seis meses. 

Neste momento da vida criança, outras medidas de prevenção podem ser usadas. 

Existem algumas opções, as melhores são as barreiras físicas, como:

  • mosquiteiros no berço e carrinho;
  • roupinhas;
  • protetores de tomada no quarto.

Para crianças com mais de seis meses de vida, o repelente pode ser usado por cima do protetor solar e reaplicado conforme a instrução do fabricante.

Aliviar picada de pernilongo em bebês

Como já foi dito anteriormente, a picada de pernilongo em bebê não costuma ser algo muito grave. Consequentemente, as lesões mais simples regridem sozinhas em poucos dias.

Apesar da chance de haver complicações, existem algumas medidas para aliviar um possível incômodo. 

Leia também:  Porque os bebês têm cólicas? Causas e tratamentos

Primeiramente, pode ser usado gelo para aliviar algum tipo de coceira, como também compressas frias. O frio combate naturalmente a inflamação causada pela picada, aliviando seus sintomas. 

Na hora da criança dormir, você pode também dar um banho com água morna para fria para acalmar a pele.

Além disso, existem pomadas com antialérgico, outras mais naturais, à base de aloe vera e arnica, que também amenizam o desconforto.

Dicas extras

Para bebês que sentem muita coceira após a picada de pernilongos, é preciso evitar que elas coloquem a mão no local. 

Por isso, é preciso que as unhas do bebê ou criança estejam sempre curtas. Por isso, caso ela comece a coçar a região da picada, não aumentará a lesão.

Também é interessante deixar a área recoberta. Para isso, use:

  • roupas que cubram o local;
  • band-aids naquelas que estão muito machucadas.

Caso a picada não melhore com o passar dos dias, ou mesmo piore, apresentando sinais de vermelhidão intensa, inchaço, pus ou até mesmo apareça febre, é preciso procurar um pediatra. 

Nesses casos, a picada pode ter sido contaminada e nesse caso será necessário o uso de uma pomada com antibiótico ou antibiótico via oral.7

Como tirar mancha de picada de mosquito em bebê

Tudo que já foi dito, é muito útil para cuidar do bebê, mas ainda assim, não é tudo sobre o assunto. 

Ainda falta revelar como tirar marca de mosquito em bebê, mas vamos com calma nesse assunto. 

Mesmo cobrindo o bebê com roupas compridas na maior parte do tempo, e usando outros métodos de prevenção, vez ou outra ele ainda será picado por um pernilongo. 

Quando isso acontece, querendo ou não, podem ficar manchas. Elas ocorrem devido à coceira na área durante o processo de inflamação causado pelo contato do mosquito com a pele.

Leia também:  7 Dicas Simples Para a Higienização do Quarto do Bebê

A mancha nada mais é do que a hiperpigmentação da pele pós-inflamatória. 

Primeiramente, para que não fique mancha no bebê, o primeiro passo é simplesmente evitar que a criança coce.  

Agora, para finalmente responder a pergunta “como tirar marca de picada de pernilongo em bebê”, podem ser usadas pomadas específicas para a situação. 

Apesar disso, só quem pode recomendar a pomada certa é um pediatra especializado no assunto. 

Por fim, lembre-se que o uso sem orientação médica é perigoso, uma vez que esse tipo de produto atua na despigmentação da pele e pode conter ácidos e outros componentes que agridem a pele em exposição ao sol.

Além disso, como estamos falando de um bebê, é necessário uma composição química exata que não o fará mal. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.