para que serve colar de ambar

Para que Serve o Colar de Âmbar: Entenda Sobre o Assunto!

Bem Estar Desenvolvimento

O âmbar é uma resina fóssil, muita usada para decoração de casas e colares. Apesar disso, ele é muito conhecido pelo seu poder terapêutico, sendo usado por muitos pais, em crianças recém-nascidas. Ou seja, ele é muito mais que um item de adereço. 

Conhecido como colar de âmbar, ele é usado principalmente por dois motivos: cólica infantil frequente e alívio para a dor do crescimento dos dentes. 

Esse colar é feito de âmbar báltico. Trata-se de um mineral que é encontrado na região da Lituânia, no norte da Europa. Este tipo de âmbar é rico em ácido succínico, substância utilizada na indústria farmacêutica e de tintas. 

Alguns estudos afirmam que o ácido succínico fortalece o sistema imunológico, estimula o sistema nervoso e melhora a atividade metabólica. Consequentemente, o âmbar é um analgésico e anti-inflamatório natural.

Apesar disso, essas qualidades só valem para o âmbar dessa região, ou seja, o original. Muitos vendem colar de âmbar falso, e nesse caso, ele não ajudará em nada. 

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Como saber se o colar de âmbar é autêntico?

Como saber se o colar de âmbar é autêntico?

Uma vez que só dá para usar o verdadeiro, é preciso saber diferenciar um colar de âmbar autêntico de um falso. Existem três formas de fazer isso, e nós mostramos as três para você:

  • Primeiramente, coloque uma ou duas gotas de acetona ou álcool em uma das contas do colar. Se ficar viscosa, pegajosa ou alterar a cor, não é âmbar;
  • Misture uma parte de sal com duas de água e dissolva. Coloque uma peça de âmbar: se boiar, é autêntica;
  • O âmbar é morno ao toque, bem diferente das imitações de vidro, que são sempre mais frias que a sua pele.
Leia também:  Coisas Úteis Para Bebê: Principais Itens Indispensáveis

Utilidade do colar de âmbar 

Como já foi dito anteriormente, existem momentos específicos em que o colar de âmbar tem utilidade para o bebê. Segundo entendedores do assunto, em contato com a pele do bebê, as pedras do colar se aquecem e liberam pequenas quantidades do ácido succínico no corpo. 

O acessório auxilia especialmente durante a fase de dentição, por aliviar dores e desconfortos como inchaço da gengiva e febre.

Benefícios do colar de âmbar 

Como você já entendeu, o colar de âmbar precisa ser verdadeiro e entrar em contato direto com a pele para fazer efeito. Dito isso, você também já pegou os principais benefícios do material, mas nós detalhamos melhor para você:

  • O colar de âmbar estimula o sistema imunológico;
  • Reduz a inflamação;
  • Acelera o processo de cura natural;
  • Alivia a dor da dentição;
  • Proporciona efeitos calmantes;
  • Age como um analgésico natural;
  • Trata desconfortos relacionados a garganta, ouvidos e estômago, e age em febres e resfriados;

Como usar o colar de âmbar 

Dito os benefícios e a utilidade do colar de âmbar, está na hora de aprender a usar. Primeiramente, ele deve estar em contato contato direto com a pele. Ou seja, ele deve ser usado por baixo das roupinhas do bebê, estando na sua pele. Pode ser colar, tornozeleira ou correntinha no punho.

O contato com a pele deve durar o máximo de tempo possível. Apesar disso, até as crianças menores de três anos, os colares devem ser retirados na hora de dormir.

Depois dos três anos de idade, alguns pais gostam de enrolar o colar no tornozelo, por baixo do pijama, para que o âmbar esteja em contato com a pele por mais tempo.

Enfim, use o colar de âmbar mais próxima ao local onde deseja que tenha efeito. Tudo depende de qual parte do corpo a criança precisa de alívio imediato. 

Leia também:  Ideias de Fotos Para Book Infantil

Realmente funciona!

Muitos dizem que o colar de âmbar funciona, como já foi dito nessa matéria. Apesar disso, não existe nenhum estudo científico que realmente comprove a eficácia da ferramenta. 

Em resumo, não há nenhuma pesquisa que mostre que ele funcione. Tudo o que realmente existe sobre o colar de âmbar, são experiências que deram certo e se tornaram senso comum. 

Muitos pais, mesmo sabendo que não existe nenhuma garantia da funcionalidade do método, afirmam que usaram em seus filhos e que deu super certo.

Preço do colar de âmbar

Agora que você já sabe tudo isso, já pesquisou qual é o preço do colar de âmbar? Saiba que o preço não é caro. Pelo contrário, o colar de âmbar possui um preço bem acessível. 

O preço do produto que você irá comprar irá depender de uma variável: quanto mais polido e lapidado a ferramenta for, mais caro ela será. Em síntese, em média o colar de âmbar custa entre R$ 65 e R$ 90 reais. 

Cuidados que devem ser tomados ao usar o colar de âmbar

Por fim, existem alguns cuidados que devem ser tomados ao usar o colar de âmbar em seus filhos. Veja os maiores cuidados que devem ser tomados:

  • O fio deve ter um nó entre cada conta, dessa forma, caso haja uma, apenas uma cai;
  • Em qualquer idade, o colar deve ter entre 33 e 36 cm. Isso irá permitir que ele não fique nem apertado e nem frouxo;
  • Deve ser retirado no banho para evitar o desgaste do cordão;
  • O fecho deve ser de rosquear e coberto por âmbar, para que o bebê não abra;
  • O colar de âmbar deve ser retirado para para dormir. Mas, se por acaso, se os pais optarem pelo filho dormir com o colar de âmbar, uma alternativa para utilizar durante o sono é colocar o colar no tornozelo, dando duas voltas;
  • Observe a reação do bebê quando o objeto é colocado. Fique de olho se ele se incomoda, tenta puxar ou nem nota. Usando desde cedo, as chances de ele se acostumar são maiores. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *