o que e biotonico

O que é biotônico? Tudo o que você precisa saber

Nutrição

Muita gente aqui precisou tomar Biotônico Fontoura quando era criança, frente aquele discurso de que o produto abria o apetite e ia ajudá-lo a crescer mais e mais forte. Tenho certeza que ainda é fresco a propaganda do Biotônico Fontoura na TV, não é mesmo?

Mas, você sabe o que é, de fato, o Biotônico Fontoura? Segundo a descrição do produto oficialmente, trata-se de um suplemento de ferro utilizado para complementar a alimentação diária e estimular o apetite. Também auxilia na imunidade e energia, sem possuir açúcares.

O remédio estimulante de apetite é usado no tratamento de estados de inapetência, que tem como princípios ativos o sulfato ferroso, ácido fosfórico e extratos de plantas tônicas. Ele é um remédio de uso adulto e pediátrico, comercializado pelo laboratório farmacêutico DM.

Apesar de não ser necessária prescrição médica para comprar o produto, é indicado que se consulte o médico (no caso das crianças, o pediatra) antes de começar a fazer uso do mesmo. Só o profissional será capaz de dizer se realmente existe a necessidade do uso específico desse produto para cada caso. 

Como o Biotônico Fontoura funciona?

O Biotônico Fontoura é um medicamento de uso oral composto por substâncias que fornecem ferro e fósforo, os quais são importantes para auxiliar no tratamento da falta de ferro. 

O ferro é um elemento constituinte das hemoglobinas que são responsáveis pelo transporte de oxigênio nos seres vivos. O fósforo é um mineral necessário para ativar a ação de vitaminas essenciais, tais como algumas do complexo B. 

Os principais critérios de boa resposta ao tratamento com ferro por via oral são: 

  • redução ou desaparecimento de sintomas e sinais relacionados à deficiência de ferro; 
  • maior tolerância à atividade física; 
  • reticulocitose (aumento dos reticulócitos no sangue que são os precursores dos eritrócitos (glóbulos vermelhos = hemoglobina), que já pode ser observada entre o 3º e o 5º dia do início do tratamento e é máxima entre o 8º e 10º dia; e aumento do valor da Hb (hemoglobina) de, pelo menos, 2 g/dL após duas a três semanas de tratamento.  
Leia também:  Aptamil Pepti ou Pregomin Pepti: Qual a Melhor Opção Para Seu Bebê?

O que tem no Biotônico Fontoura?

O Biotônico Fontoura vem em uma embalagem contendo frascos com 400 mL. Na sua composição, cada mL da solução contém:

  • sulfato ferroso heptaidratado: 0,833mg
  • ácido fosfórico: 4,666 mg 
  • excipientes q.s.p.: 1,0 mL

Além disso, também tem no Biotônico Fontoura:

  • Extrato glicólico (Aloe perryi, Commiphora myrrha, Myrisitca fragans, Cinnamomum zeylanicum, metilparabeno, propilparabeno e propilenoglicol);
  • Sacarose;
  • Metilparabeno;
  • Sorbato de potássio;
  • Corante caramelo;
  • Aroma;
  • Água.

Onde comprar Biotônico Fontoura?

O Biotônico Fontoura custa cerca de 30 reais no Brasil atualmente, sendo encontrado com muita facilidade para quem deseja usar o produto. Em resumo, você consegue encontrar o composto em qualquer farmácia, inclusive em farmácias online. 

O que Biotônico Fontoura faz?

Em resumo, o Biotônico Fontoura abre o apetite e funciona como suplemento alimentar. A falta de ferro no organismo traz como primeiro sintoma a perda do apetite, utilizando o Biotônico Fontoura o organismo consegue absorver melhor o ferro e consequentemente o apetite da criança voltará ao normal.

Como tomar

O modo de uso do Biotônico Fontoura consiste na ingestão de duas colheres de sopa antes das principais refeições para adultos e uma colher de sopa antes das principais refeições, para crianças.

Efeitos colaterais 

Os efeitos colaterais do Biotônico Fontoura podem ser diarreia ou prisão de ventre.

Contraindicações

O Biotônico Fontoura está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula ou com hipertensão, tuberculose e intolerância gástrica ao ferro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.