numeração de sapato de bebe

Descubra a Numeração de Sapato Ideal para seu Bebê!

Desenvolvimento Vestuário

Muitas vezes, saber a numeração de sapato ideal para seu bebê, se mostra um desafio bem maior que escolher qualquer tipo de roupa para ele.

Bebês crescem tão rápido que precisamos aproveitar muito bem todas as fases, pois são únicas. Mesmo que você tenha mais de um filho, elas serão diferentes para cada um deles.

As primeiras vezes tendem a ser inesquecíveis, como a primeira amamentação, o primeiro banho, as primeiras roupas adquiridas e as emocionantes primeiras palavras pronunciadas. São fases assim que muitas vezes fazem os pais pensarem de o porquê tudo passar tão rápido.

Todas elas são uma graça, mas existe uma que tem dose de fofura bastante elevada, a descoberta do pezinho, porém, até ele chegar nessa parte, muita coisa já aconteceu com seu corpo.

O bebê passa por etapas de conhecimento do próprio corpo. Os primeiros seis meses, por exemplo, é considerado o período de mais conquistas motoras, mentais e sociais da vida humana.

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo nos seguintes tópicos:

Os primeiros meses de desenvolvimento do bebê

Os primeiros seis meses são transformadores na vida do bebê, pois é o período de inúmeras descobertas do próprio corpo e do mundo ao seu redor. No primeiro mês, ele ainda não controla a musculatura e, por isso, tem movimento tão descoordenados.

No segundo mês os movimentos reflexos começam a diminuir. O bebê é capaz de levantar o queixo, virar o rosto de lado e se colocar de bruços quando acordado. O que demonstra maior controle da musculatura do pescoço. Em suma, ele comanda melhor seus movimentos.

Leia também:  Tamanho de Roupa de Bebê: Conheça Todas as Medidas!

Outro ponto que também apresenta evolução no segundo mês é a visão. Antes, o bebê enxergava basicamente tudo embaçado, conseguindo apenas ver os contornos do rosto da mãe. Agora, ele passa a identificar a forma da face e ser capaz de reconhecer o pai, os avós, tios e outras pessoa mais próximas.

A evolução continua no terceiro mês. Nesse período, o bebê tende a levar tudo à boca por ela ser sua principalmente ferramenta para “conhecer” o mundo. Por meio dela, ele começa a ampliar sua percepção de volume, texturas dos objetos, das pessoas e do seu próprio corpo.

Com uma atividade cerebral bastante intensa, o bebê registra várias informações enquanto está acordado. O que, eventualmente, pode lhe causar uma espécie de blecaute.

Assim chegamos no quarto mês de vida, com algumas novidades no desenvolvimento do bebê.

Ele já sente falta da presença de outras pessoas, por isso, chora ao ser deixado sozinho. Adora brincar de esconde-esconde, o famoso “achou!!” que os pais tanto fazem com os filhos, escondendo o rosto com as mãos.

Também é nesse período que a exploração pelo corpo aumenta e finalmente temos, entre tantas novidades, a descoberta do pezinho.

É nessa fase que o bebê não tira o pé da boca, pois, como mencionado, o órgão é a sua melhor ferramenta para desbravar o mundo a sua volta e a si mesmo. Mais que um movimento bonitinho, quando o bebê passa a levar o pé à boca e a tocar os calcanhares, são indícios que ele começou a usar a musculatura da perna.

O quinto e o sexto mês são dedicados ao movimento do corpo, os quais o bebê tem cada vez mais controle sobre eles. Girar a cintura, ficar sentado e o início das tentativas de ficar em pé, são algumas características desse período.

Leia também:  Como ensinar inglês para bebê? 5 formas imbatíveis

Parece uma eternidade, mas os primeiros meses passam bem rápido. É uma fase de constante mudança para o bebê, um período de constante descobertas e muita troca de roupas. Especialmente sapatos.

A relação entre sapato e a formação do pé

Enfim chegamos ao pesadelo de muitos pais. Devido à alta velocidade na mudança do corpo do neném nos primeiros meses, várias mães e pais têm dúvidas a respeito da numeração de sapato ideal para seu bebê. Afinal, como adquirir o calçado sem precisar substituí-lo em tão pouco tempo?

Para evitar o troca-troca, alguns pais apenas compram uma numeração maior, porém, especialistas alertam para a decisão equivocada. O mais recomendável para os bebês são sapatos anatômicos, que proporcionam conforto e proteção para os pés. O modelo, inclusive, pode acompanhar o bebê até os primeiros passos. Ele terá a sensação de pisar na areia ou caminhar descalço.

O que deve ser evitado de toda maneira é deixar o bebê com sapatos apertados. Isso porque eles podem prejudicar o crescimento do pé, em formação até os 14-16 anos. Além de ter riscos para a postura no futuro.

Os modelos anatômicos têm uma elevação no arco que se adapta à forma no pé do bebê. Ou seja, não atrapalha na formação do membro e ainda auxilia na postura do corpo.

Dessa forma, quando for comprar o sapato para seu bebê, atente-se à numeração ideal para ele, detalhe que faz toda a diferença e varia entre meninos e meninas.

A numeração de sapato ideal de sapato para seu bebê Embora exista o aparelho de medida para os pés do bebê, o mercado tende a padronizar as numerações. Lembrando que ela pode variar de acordo com o sexo. Assim, confira abaixo a tabela com a numeração de sapato ideal para seu bebê.

Leia também:  Acompanhamento Mensal Do Bebê: O Que É e Motivos Para Aderir

Tabela com a numeração de sapato ideal para seu bebê

MENINOS
IdadeNumeração
0 a 2 meses13
2 a 3 meses14
3 a 4 meses15
4 a 6 meses16
6 a 8 meses17
8 a 10 meses18
10 a 12 meses19
MENINAS
IdadeNumeração
0 a 2 meses13
2 a 4 meses14
4 a 6 meses15
6 a 8 meses16
8 a 10 meses17
10 a 12 meses18
1 ano19

Agora já sabe, né? Muita atenção quanto ao modelo e, principalmente, a numeração do sapato para seu bebê. Ele pode, literalmente, decidir como será os próximos passos do seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *