nomes de anjo

Nomes de anjos femininos – Opções e significados

Comemorações

Bebês são verdadeiros anjinhos, não é mesmo? Muitos pais, inclusive, levam isso muito a sério e querem um nome verdadeiramente angelical. Quem não gosta de uma criança com nome de anjo? Apesar de serem mais comuns em meninos, existem muitos nomes de anjos para meninas. 

Os nomes de anjos podem ter significados literais, como “anjo” ou “mensageiro de Deus”, mas também podem ser encontrados como personagens de diversas tradições religiosas, mitológicas e até mesmo místicas. Eles demonstram a benção de uma nova vida, com um significado ligado ao que é espiritual, celestial e bíblico.

Você quer que a sua filha tenha nome de anjo? Então separamos várias opções e os seus significados. 

Nomes de anjos femininos 

Ariel

Ariel é um nome feminino ou mesmo unissex que designa um anjo que auxilia as pessoas a fazer agradecimentos a Deus e encontrar objetos perdidos. De origem hebraica, carrega os significados de “leão de Deus”, “leão do Senhor” ou ainda “fogo de Deus”.

Angel

Apesar do nome Angel não ser muito comum no Brasil, ele possui variantes Angélica e Ângela, bastante conhecidas. O nome originou-se a partir do latim angelus, termo que era relativo aos seres do paraíso descritos pela bíblia: os anjos.

Há também a teoria que diz que a palavra é derivada do grego com o significado de “mensageiro dos deuses” ou simplesmente “mensageiro”.

Uriel

Uriel é um personagem bíblico, um dos sete arcanjos da literatura apocalíptica judaica. A origem é hebraica e carrega o belo significado de “o Senhor é minha luz”. Apesar de ser utilizado majoritariamente por meninas, hoje em dia já tornou-se um nome unissex no Brasil, muito popular entre judeus.

Leia também:  Check List Aniversário Infantil: 7 Itens Essenciais!

Dina

Apesar de ser parecido com um apelido, o nome Dina tem sido usado como nome formal e uma de suas origens é uma variante do árabe que significa “mensageira” e, portanto, uma associação aos anjos.

Sophia

Sophia, ou Sofia, está entre os nomes de anjo femininos que mais ganharam popularidade na década de 2000 no Brasil.

Este nome tem origem no grego e quer dizer “sabedoria” e “sabedoria divina”. Apesar de não ter comprovadamente origem angelical na bíblia, alguns estudiosos associam o nome Sophia ao “anjo da sabedoria”.

Anaita

Na religião conhecida como zoroastrismo, fundada na antiga Pérsia, Anaita era um anjo na alta hierarquia, responsável pela fertilidade da água e da terra. Este é um bonito nome feminino de origem milenar e tem o significado de “anjo da fertilidade”. No ocultismo e esoterismo, existem pessoas que ainda oram em nome de Anaita.

Haamiah

Na cabala, este é um nome correspondente ao nome de Deus, Agla. Ela seria um anjo que protege as pessoas que estão em busca de sabedoria e verdade, dominando também a humanidade sobre a saúde e a bondade.

Haamiah também é retratado como o anjo que salvou a família de Ló, sobrinho de Abraão na bíblia. O nome Haamiah, ou Agla, significa “Deus forte na eternidade”.

Laylah

O anjo Lailah ou Laylah é encontrado em algumas interpretações das escrituras judaicas e também na mitologia desta mesma religião. Ele possui diversas origens, mas todas indicam a sua associação à palavra “noite”.

Nas escrituras, Lailah é um anjo da guarda que está sob a vida das pessoas durante a sua vida e a sua morte, sendo ela a sua guia para a vida após a morte. Variantes deste nome são muito comuns no Brasil, como Laila e Layla.

Leia também:  20 Frases de Agradecimento Para Chá de Bebê

Angélica

Nome realmente angelical, Angélica significa “pura como um anjo”, “aquela que se assemelha aos anjos”, “angelical” ou “mensageira de Deus”.

Este nome é a versão feminina de Angélico que possui origem grega. O nome chegou ao português através do nome em latim angelicus e é ainda hoje muito popular no país.

Ângela

Outro nome feminino com o bonito significado literal de “anjo” é Ângela. Ele é a variante feminina de Ângelo e tem origem grega, possuindo também o significado de “mensageiro”.

Em sua versão masculina, foi muito utilizado no período bizantino e muito popular entre os judeus da Itália.

Camiela / Camiele / Camielly

Adaptação feminina de Camiel, “o que vê Deus” em hebraico.

Cassiela / Cassiele / Cassielly 

Adaptação feminina de Cassiel, anjo da solidão e das lágrimas na tradição judaica da Cabala. 

Fanuela / Fanuele / Fanuelly 

Adaptação feminina de Fanuel, “a face de Deus” em hebraico. Quarto arcanjo no Livro de Enoque depois de Miguel, Rafael e Gabriel. É considerado o chefe dos Ofanins, mais conhecidos como Tronos. Sua voz foi uma das quatro que foram ouvidas por Enoque louvando a Deus.

Querubina 

Adaptação feminina de Querubim, “anjo alado” em hebraico. São anjos pertencentes à primeira tríade celestial, formada pelos seres mais próximos de Deus. 

Rafaela / Raphaela / Raphaele / Raphaelly 

Forma feminina de Rafael, “Deus cura” ou “Deus curou” em hebraico. Arcanjo descrito no Livro de Tobias, que é aceito como canônico pela Igreja Católica e pela Ortodoxa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *