meu bebe nao esta urinando

Meu bebê não está urinando o que fazer?

Desenvolvimento Sem categoria

Meu bebê não está urinando o que devo fazer? Primeiramente, mantenha a calma, antes de sair correndo para o medido, tente avaliar o dia do seu bebê.

Veja se ele comeu bem e bebeu água, afinal, quando o bebê não faz xixi como de costume pode significar a ausência de ingestão de líquido. Lembre-se bebês recém-nascidos até 3 meses depende do líquido contido no leite.

Após esse período, se faz necessário oferecer água para bebê várias vezes ao dia para não causar desidratação.

Dessa forma, você poderá descobrir a causa da ausência de xixi na fralda do seu pequeno sem ter que levá-lo ao médico.

Afinal, o bebê faz xixi quantas vezes ao dia?

Até o primeiro ano de vida da criança o pequeno rim irá começar a funcionar em plena capacidade. Porém, até que isso aconteça os pequenos não têm capacidade de concentrar a urina, fazendo com que o bebê possa fazer xixi até 15 vezes por dia.

Outro ponto importante, caso observe um xixi mais escuro ou rosado nos primeiros dias de vida do bebê, não se preocupe! Isso é normal, nos primeiros dias o bebê elimina pela urina os  cristais de urato.

Quais os motivos do bebê não urinar

Primeiramente, antes de sair correndo para o médico considere as seguintes questões que apresentaremos a seguir. Após avaliar toda a situação você poderá decidir da melhor forma se é necessário levá-lo ao pediatra.

Lembrando, caso tenha dúvidas não hesite em levar o seu bebê no pediatra, sempre que não estiver seguro de algo sobre a saúde do bebê, deve recorrer imediatamente a um profissional de saúde.

O bebê se alimentou e bebeu líquido?

O bebê comeu bem durante o dia e se hidratou bebendo bastante água? Saiba que a urina do bebê é formada por substâncias da alimentação e da água. Por isso, se o bebê não comeu bem e bebeu menos água durante o dia irá produzir menos xixi.

Leia também:  Oração para bebê assustado: 5 rezas para acalmar seu filho

Está hidratado

Outro fator essencial para que o bebê urine é mantê-lo bem hidratado, ainda mais em tempos quentes onde a perda de líquido pode ocorrer pelo suor.

Sendo assim, ofereça água periodicamente, dessa forma poderá garantir que ele fique hidratado e faça xixi normalmente.

Bebê doente

Outra opção caso o bebê esteja doente, ele irá comer menos e bebê pouco líquido isso é normal. Afinal, o bebê fica irritado e manhoso onde acaba dificultando na hora da alimentação e ingestão de líquido.

Então, insista oferecendo líquidos, como sucos, água ou leite, de forma gradual para que ele se mantenha hidratado dessa forma, irá produzir xixi, pois terá absorvido nutrientes para isso.

 

Infecção de urina

Caso, seu bebê esteja com infecção de urina ele não irá conseguir fazer xixi. Importante notar que bebês com infecção de urina possui outros sintomas além da ausência do xixi, como, por exemplo:

  • Febre, falta de apetite e muito choro, normalmente infecção de urina causa dor ao tentar fazer xixi. 

Seu bebê está com febre

Caso seu bebê esteja com febre, saiba que ele irá produzir menos xixi, pois ele irá suar mais. Devido á isso irá eliminar o líquido através do suor e da respiração. 

Estação quente

Estações quentes faz com que o bebê transpire mais como qualquer outra pessoa. Fazendo com que ele perca mais líquido devido ao suor. Por isso, dê bastante água para que o bebê esteja sempre hidratado.

Quais cuidados devo tomar?

Meu bebê não está urinando, tenha certeza de que o seu bebê não está doente como desidratação ou febre. 

Mantenha o bebê hidratado oferecendo água ou leite, caso você amamente, ofereça o seu seio. Dessa forma, o bebê ficará hidratado e consequentemente irá voltar a fazer xixi normalmente.

Leia também:  O Que é Roséola em Bebê? Saiba Tudo

Caso ainda tenha dúvidas referente ao seu bebê não está urinando marque uma consulta com o pediatra, ele poderá avaliar o seu bebê da melhor maneira, deixando você mais segura.

Contudo, caso seu bebê esteja doentinho ele irá passar medicação e te orientar com o tratamento adequado para o que o seu bebê melhore. 

Conclusão

Como você pode ver, se seu bebê não está urinando, pode ser vários fatores como desidratação ou uma infeção. Dessa forma, cabe aos pais avaliarem o seu bebê para tomar as devidas precações.

Contudo, fazendo todo o processo em casa para que seu bebê fique hidratado e mesmo assim ele ainda não faz xixi. O recomendado é que leve ele ao médico para uma avaliação, onde o profissional irá examinar o seu bebê e dar o diagnóstico.

Sabemos que quando se trata da saúde dos pequenos os pais ficam mais receosos. Afinal, tudo o que os pais não querem ver seu bebê doente certo?

Por fim, nos conte nos comentários como esse artigo te ajudou, ficaremos felizes em saber se nosso material tem sido útil. Aproveite também para ver nosso tópico sobre como estimular a produção de leite materno, essas técnicas podem ajudar muito as mamães que não estão produzindo muito leite. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *