ideias de fotos para book infantil

Ideias de Fotos Para Book Infantil

Atividades Comemorações Desenvolvimento

O book infantil, ou então como também é conhecido ensaio infantil, é uma  das melhores ideias para registrar o crescimento de uma criança. Ele pode ser feito em várias fases da infância, e com uma boa dose de imaginação, pode ser realmente mágico. 

Um book infantil pode ser feito para marcar momentos importantes da vida da criança. Datas importantes como o aniversário, ou até mesmo o mesversário destinado aos bebês. 

Mas, de fato, qual é a importância desses ensaios fotográficos infantis? Mais do que simplesmente bonitos, eles são uma forma de eternizar momentos importantes da criança e da família. As fotos funcionam como memórias vivas de momentos já passados. 

Um ensaio fotográfico infantil permite que as pessoas possam voltar a ter contato com as histórias vividas na infância. Isso revela a importância desses ensaios para uma família. 

Book infantil por idade

Um book infantil pode ser feito em diferentes momentos da vida de uma criança, sendo normalmente aplicado desde o nascimento do bebê até os dez anos de idade. 

Primeiramente, o ensaio de recém-nascido, chamado de newborn, está em alta. Ele registra os primeiros dias de vida do bebê. Ele é feito até o 15º dia de vida do bebê e dura, em média, de 3 a 5 horas.

Também existem os ensaios de acompanhamento mês a mês, que vão até o primeiro ano de idade.

Além disso, depois de um ano de idade, o ensaio fotográfico infantil pode ser feito em qualquer momento, levando em consideração datas ou momentos importantes.  

Nesse caso, pode ser levado em consideração os aniversários, temáticos com a família e também o documental (que registra o dia a dia das famílias). 

Leia também:  10 Brindes Para Brincadeiras De Chá de Bebê

Pensando o ensaio fotográfico infantil 

Pensando na importância desses ensaios fotográficos, reunimos várias dicas para fazer um book infantil perfeito. Se liga nesse passo a passo!

1 – Temática

O primeiro passo é definir a temática principal desse ensaio fotográfico infantil. É preciso escolher um tema que melhor se encaixa naquele momento na vida da criança e da família. 

Se houver algum tipo de dificuldade na hora de definir o tema, pode-se começar a pensar em certos pontos importantes na vida da criança. Pense, quais são os brinquedos prediletos dela? Quais os desenhos que ela gosta? Ela gosta de algum esporte?

Responder essas perguntas pode ajudar os pais, e o fotógrafo que está trabalhando no book, a achar o rumo certo. 

Quando achar a temática ideal, o primeiro passo terá sido dado. Lembre-se que o tema certo poderá, futuramente, ativar corretamente a memória afetiva dessa época em questão. 

2 – Locação 

Uma vez que o tema já foi definido, é hora de pensar na locação certa onde ocorrerá o ensaio fotográfico infantil. Opções não faltam, como parques, praias, ou mesmo em ensaios feitos em cenários fechados. Cada uma das opções oferecem vantagens e desvantagens. 

Primeiramente, locais públicos oferecerem um charme às fotos. Além disso, eles possuem acesso gratuito. Mas nem tudo é só coisa boa, uma vez que em lugares públicos você ficará refém das condições climáticas e do fluxo de pessoas que transitam por lá. 

A movimentação de pessoas também pode acabar deixando a criança muito tímida, ou até mesmo assustada e travada. Além disso, haverá mais trabalho na pós-produção. 

Para um ensaio fotográfico em local público é preciso pensar bastante nos horários e dias com menor movimentação. Além de, claro, olhar com atenção na previsão do tempo. 

Leia também:  Saiba Quais os Benefícios da Natação Infantil

Em contraste, os cenários fechados contam com mais privacidade e conforto, aliás, são feitos só para você.

Apesar disso, há uma limitação de espaço e cenário. Isso demanda uma grande criatividade quanto às poses e composições.

Independente do local escolhido, o ensaio fotográfico infantil precisa ter um cenário que tenha conexão com o tema das fotos.

3 – Composição do cenário

Cada tipo de temática e cenário, irá pedir um tipo diferente de objetos que irão compor o cenário. Apesar disso, existem alguns objetos que sempre podem ajudar, independente do tema. Eles são:

  • óculos escuros;
  • chapéus;
  • brinquedos coloridos;
  • tecidos diversos;
  • materiais de pintura.

Além disso, também podem estar presentes os brinquedos preferidos da criança. 

4 – Roupas

Tão importante quanto todos os detalhes anteriores, são os trajes que a criança irá usar nesse ensaio infantil fotográfico. 

Independente do tema e do cenário, leve em consideração que o ensaio fotográfico infantil pede um pouco de magia. Pensando nisso, existem algumas possibilidades de traje interessantes. Por exemplo:

  • figurino da criança: super-heróis, princesas, piratas, personagens de desenho infantil e afins;
  • se o tema for relacionado à fazenda, leve a fantasia de algum animal;
  • se for relacionado a algum esporte ou dança, leve o figurino respectivo.

2 dicas para o book infantil 

Por fim, listamos duas dicas essenciais, para os pais, para fazer o book infantil perfeito. 

1 – O profissional certo

Para que o ensaio dê certo, é preciso de um bom profissional para fazer o trabalho. Na procura, leve em consideração a indicação de amigos e familiares. O boca a boca é muito importante. 

De preferência para profissionais cativantes, que sejam capazes de tirar um sorriso com facilidade do seu filho. 

Leia também:  Espasmo do Choro: O que são e Suas Causas

2 – Horários da criança

Toda criança tem o seu horário de se sentir à vontade e com mais disposição para fazer as coisas.

Enquanto as crianças mais novas e que acordam mais cedo, tendem a ser mais dispostas na parte da manhã, já as crianças mais velhas, que já não costumam mais acordar tão cedo, tendem a colaborar mais quando o ensaio acontece no período da tarde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *