gravidez apos abdominoplastia

Gravidez após abdominoplastia: pode ou não pode?

Gravidez

A abdominoplastia é uma cirurgia estética, com intuito reparador, realizada no abdômen, com o objetivo de retirar toda a pele em excesso e gordura localizada na região. O público majoritário desse procedimento são as mamães, que após a gravidez, sofrem com a pele da barriga muito flácida. 

Durante a gestação, a pele do abdômen se expande, assim como os músculos locais, e muitas mulheres não conseguem recuperar o corpo anterior após dar à luz. Mesmo recorrendo a dietas e exercícios físicos tempo após o parto, algumas mulheres encontram outra saída, além da abdominoplastia.

Dito isso, muitas mamães querem fazer a cirurgia, mas não sabem se após a realização da abdominoplastia, poderão ter outros filhos. Inclusive, esse é um dos temas mais controversos no mundo da medicina, uma vez que cada profissional tem um ponto de vista diferente. 

Mas antes de falarmos um pouco mais sobre isso, por que não vemos como é feita a abdominoplastia?

Como é feita a abdominoplastia? 

Segundo a medicina, o excesso de gordura na barriga faz com que o espaço vertical entre os músculos do abdômen formem uma “fenda” aberta. Dessa forma, após a retirada da camada de gordura abaixo dos músculos, essa “fenda” é fechada, costurando-se os músculos do lado direito com os do lado esquerdo. 

Com esta redução, a pele fica flácida. Consequentemente, é preciso cortar fora um pedaço. Então a borda de pele superior é puxada e costurada com a parte inferior. A cicatriz desta costura é feita na altura do biquíni da paciente, para que não fique aparente. Além disso, é necessário fazer a reconstrução do umbigo, pois o corte pega ele. 

Pode engravidar após a abdominoplastia? 

Alguns médicos indicam que as mulheres só façam a abdominoplastia após não desejarem mais ter filhos, ou seja, fechar a “fábrica” de crianças. Isso porque, existem casos isolados de mulheres que enfrentam problemas na gravidez após a cirurgia estética. 

Leia também:  Como Aumentar Suas Chances de Engravidar? 6 Dicas Especiais!

Apesar disso, esses casos são muito raros. Normalmente, a mulher não tem problemas na gravidez após a abdominoplastia. Acontece que após a cirurgia costurar a pele e os músculos, pode acontecer que durante a gestação o bebê não tenha espaço para crescer. 

Consequentemente, pode acontecer da criança ter um nascimento prematuro. Além disso, algumas mulheres que engravidaram após fazer a cirurgia sentiram muito mais dor do que o normal. Existem casos relatados de mulheres que tiveram que passar as últimas semanas de gravidez completamente deitadas, devido a dor na coluna e na barriga. 

Sobretudo, o parto nesses casos também podem ser mais complicados que o normal. O médico pode sentir grande dificuldade de retirar a criança em uma cesária, pois a criança pode ficar travada na região dos músculos que foram costurados. 

Durante a gestação, o corpo produz um hormônio, a relaxina, que faz as estruturas do corpo ficarem mais relaxadas e flexíveis. Por isto, a maioria das mulheres que se submetem à abdominoplastia e engravidam depois possuem uma distensão normal da barriga.Por isto, a gestação é uma contraindicação “relativa”, preventiva, e não absoluta para todos os casos.

Apesar disso, outros médicos afirmam que não existe uma restrição – nem preventiva – para que as mulheres que passaram pelo procedimento tenham novos filhos. Essa parcela dos médicos costumam pedir que a mulher engravide um ano depois do procedimento. Outro grupo já aposta em cinco anos depois da cirurgia. 

Gravidez X Gravidez após a abdominoplastia 

A gravidez depois da abdominoplastia pode apresentar algumas diferenças fundamentais de uma gravidez, dita, normal, como:

  • É comum a mulher sentir a barriga dolorida como se tivesse feito muitos exercícios abdominais;
  • O risco de estrias pode ser maior, devido a correção anterior de flacidez. Mas, a pele continua esticando normalmente. O indicado é hidratar a pele constantemente para não romper e evitar o surgimento de novas estrias/
  • O parto pode ser normal ou cesárea, e o corte da cesariana não interfere em nada com a cirurgia plástica;
Leia também:  Quanto Tempo a Cafeína Fica no Leite Materno? Tire Suas Dúvidas!

A barriga volta ao normal depois da gravidez de uma mulher que fez o procedimento?

Se o ganho de peso durante a gravidez for considerado normal, entre 9 e 11 Kg, a aparência da barriga pode ser muito próxima do que era antes de engravidar. No entanto, a abdominoplastia não impede o aparecimento de estrias, o acúmulo de gordura pode aumentar o volume abdominal, comprometendo o resultado da cirurgia plástica no abdômen feita antes da gravidez.

Enfim, a realização da abdominoplastia em pacientes jovens que nunca engravidaram não é um procedimento de rotina. Por isso, é essencial que a indicação do procedimento seja avaliada com muito critério.

Ou seja, a gestação não apresenta grandes riscos para a maioria das mulheres que fizeram a abdominoplastia, mas ainda assim é contraindicada por muitos médicos. Por isso, se você fez a cirurgia, mas deseja ter outro filho, o ideal é tirar a dúvida com o seu médico se está tudo bem fazer a cirurgia, ou não. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *