gota seu ze

Gota do zeca para que serve? O que é e uso em bebês

Maternidade

Até os quatro meses de vida do bebê, ele sente muita cólica. O problema é muito comum em recém nascidos, e existem diversas formas com as quais as mamães lidam com esse tipo de problema. Uma comum, e bastante questionável, é o uso da gota de zeca. 

Mas, antes de falarmos sobre a gota de zeca, o que é e se ela é realmente boa para o bebê, precisamos falar sobre a cólica em bebês e suas principais causas. 

Cólica em bebê

A partir das três semanas de vida do bebê, ele começa a ter acessos de choro de uma hora para outra, ao mesmo tempo em que começa a se contorcer, fechando os punhos e mexendo loucamente os bracinhos e as perninhas. Isso é a reação da criança quando sente cólica. 

As cólicas fazem parte do desenvolvimento da criança, começando a partir das três semanas de vida e indo, pelo menos, até o fim do quarto mês de vida. Além disso, a cólica é muito comum, afetando um em cada quatro bebês. Mesmo assim, ela ainda assusta os papais de primeira viagem. 

O problema não é ruim apenas para o bebê, como também para os pais. A cólica do bebê afeta diretamente a rotina dos pais, que, consequentemente, enfrentam uma constante privação do sono durante esses quatro primeiros meses e também o cansaço. 

Dito isso, os pais encontram na gota de zeca uma tentativa de solucionar o problema. Mas o que é a gota de zeca?

O que é a gota de zeca?  

A gota de zeca é um composto de base de ervas medicinais, que, segundo algumas pessoas, auxilia naturalmente e eficazmente males de: estômago, fígado, intestino, ácido úrico, diabetes, dor de cabeça, mau hálito, boca amarga, gases, obesidade, falta de apetite, cálculos na vesícula, rins e bexiga.

Leia também:  Quem Amamenta Pode Tomar Imecap Hair? Saiba Tudo!

Entre pais e mães mais antigos, é comum o uso de três ou quatro gostas de zeca na mamadeira ou chupeta do bebê, baseado na crença popular de que o “remédio” auxilia nas dores que o bebê sente, ou seja, que trate a cólica natural nos quatro primeiros meses de vida da criança. 

Algumas pessoas afirmam que a gota de zeca funciona para os bebês com cólica. Apesar disso, isso não é comprovado cientificamente e, sobretudo, não é indicado pelos pediatras. Ou seja, não é interessante que os pais deem gota de zeca para os bebês.

Em resumo, as gotas de zeca não são remédios, e na maioria das vezes são encontrados em farmácias clandestinas, que não possuem o alvará de funcionamento. 

Muitas vezes, as gotas do zeca contêm apenas xarope de sacarose – água com açúcar – e extrato de plantas, segundo análise laboratorial da Anvisa. Além disso, se for ingerido em grandes quantidades por um diabético, por exemplo, pode até chegar a matar.

Mas se a gota de zeca não pode ser usada, como lidar com a cólica do bebê?

Como lidar com a cólica do bebê? 

Para aliviar as cólicas do bebê, pode-se seguir algumas dicas, como:

  • Mantenha-se tranquilo para poder acalmar a criança;
  • Massagear a barriguinha do bebê com movimentos circulares, com o auxílio de um óleo infantil ou creme hidratante;
  • Aquecer o abdômen com uma bolsa de água quente, tendo cuidado para não deixar muito quente, de forma a evitar queimaduras;
  • Com o bebê deitado de barriga para cima, empurrar as perninhas em direção ao abdômen, de forma a comprimir ligeiramente a barriga;
  • Fazer movimentos de bicicleta com as perninhas do bebê;
  • Colocar o bebê para arrotar depois de cada mamada;
  • Dar um banho morno no bebê;
  • Colocar o bebê em contato com a pele de um dos pais;
  • Preferir amamentar o bebê em vez de dar a mamadeira;
  • Usar medicamentos que estimulam a liberação dos gases, como a simeticona em gotas, mas apenas se for recomendado pelo médico. Veja o exemplo de um remédio para bebê com simeticona, e saiba como usar.
  • Dê colo e carinho para o bebê na hora do choro;
  • Coloque a barriguinha dele em contato com o seu abdome: calor e aconchego ao mesmo tempo são imbatíveis;
  • Esquente um pano a ferro ou opte por bolsa de água quente. Tome cuidado para não esquentar demais e nunca encoste a superfície quente direto na pele da criança. Envolva-a em um pano. Em lojas de artigos para bebês há bolsas térmicas de gel;
  • Fique com o seu filho em um ambiente aconchegante, à meia luz e, se puder, coloque uma música relaxante;
  • Apesar de o peito acalmar a criança, evite amamentá-la, pois a sucção estimula as contrações intestinais, o que agrava as dores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *