fases do leite materno

Você Sabe Qual são Fases do Leite Materno? Veja Aqui!

Maternidade Nutrição

Você sabe quais são as fases do leite materno? Essa é uma questão que poucas pessoas conhecem.

Sabemos que o leite materno possui muitos benefícios para o bebê desde a primeira mamada, por conter nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, ele reduz os riscos de doenças, estimula o físico do bebê e o desenvolvimento cognitivo.

Dessa forma, o aleitamento exclusivo com o leite da mãe é o recomentado pela Associação de pediatria devido aos benefícios que oferece para o bebê.

Ele fornece a quantidade adequada de água necessária para o seu bebê, muitos pais ficam preocupados se o bebê não sente sede apenas com o leite materno. A resposta é não!

Em seus primeiros seis meses de vida o leite materno é o único alimento que deve ser dado ao bebê, pois, ele irá suprir todas as necessidades do seu bebê.

Você sabia que o leite materno possui fases? Isso mesmo, essas fases mudam conforme as necessidades do bebê isso é incrível. Nesse artigo vamos te contar cada fase do leite materno e o que ela proporciona na saúde do seu bebê. Confira!

Quais as fases do leite materno?

Detalharemos a seguir as 3 principais fases do leite materno, e os benefícios que cada fase tem para a saúde do bebê. O leite materno passa por essas etapas para atender cada etapa do desenvolvimento do bebê, desde um leite mais líquido até o mais gorduroso. 

Colostro

O primeiro leite produzido pela mãe é o colostro que é o primeiro alimento do bebê onde garante o papel na imunidade da criança por ter imunoglobulinas. Além disso, ele possui uma cor transparente ou amarelada.

Quando a mãe dá, a luz o colostro aparece entre o primeiro e o quinto dia após o parto, onde você irá oferecer o seio ao bebê para que ele tenha os nutrientes necessários desde o primeiro dia de vida.

Leia também:  Rosquinhas de amamentação, o que é? Benefícios e como fazer

Lembrando que o colostro possui os mesmos nutrientes que o leite maduro, porém, tem mais proteínas e menos gordura.

Leite de transição

A segunda fase do leite materno é o leite de transição onde ocorre no 6 e 15 dias após o parto, esse leite possui outras composições. Isso mesmo, ele se torna mais rico em gordura e nutrientes que são essenciais para o desenvolvimento do bebê.

Nesse período que o leite está em transição quando o bebê começa mamar primeiro ele mata a sede. Em seguida, ele realmente toma o leite mais gorduroso onde faz com que ele ganhe peso.

Por isso, o recomendado é que você comece a segunda mamada oferecendo o seio que deu por último. Dessa forma, o bebê irá tomar o leite mais gorduroso onde o deixará satisfeito e ganhará peso, pois mamará da forma correta tendo todos os nutrientes necessários.

Leite maduro

Esse leite é o que irá sustentar o seu bebê após ter se passado 15 dias pós-parto, onde o seu leite terá passado por todas as fases do leite materno.

A função do leite maduro é passar nutrientes para o bebê onde será essencial para o desenvolvimento da criança. Ou seja, no desenvolvimento cognitivo e físico do seu bebê.

Saiba que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é que o aleitamento materno seja exclusivo até os 6 meses de vida do bebê. Podendo prolongar até os dois anos da criança

Além disso, quando o leite já está maduro ele será o suficiente para que você alimente o bebê exclusivamente com o leite materno. Afinal, você passou por todas as fazer que o leite materno possui.

Curiosidade sobre leite materno

Além das fases do leite materno você sabia que a textura e nutrientes podem mudar em cada mamada? Ainda mais quando se trata da quantidade de gordura que tem no leite.

Leia também:  Composto Lácteo Faz Mal? Entenda Sobre o Assunto

Por exemplo, às vezes ele é mais rico em nutrientes, proteínas, vitaminas, pode ser também fino aguado, outras vezes mais, pastoso, cremoso dessa forma sendo mais gorduroso.

Contudo, o leite materno possui várias fases em que vai conforme as necessidades do bebê em cada fase. É incrível ver como o corpo da mulher produz leite para suprir todos os nutrientes que o seu bebê precisa. Além de fazer com que ele ganhe peso apenas com o aleitamento exclusivo.

Conclusão

Por fim, você agora sabe as fases do leite materno e os benefícios de cada uma delas para a saúde do seu bebê. Onde em cada período de vida do bebê, seu leite oferece todos os nutrientes necessários sem precisar complementar com outros alimentos.

Afinal, o leite materno possui tudo que o seu bebê precisa até os seis meses vida. Caso queira saber como produzir ainda mais leite veja nosso artigo explicando tudo que precisa saber para produzir mais leite materno.

Então, deixe nos comentários como esse artigo te ajudou, ficaríamos felizes em saber. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *