existe leite materno fraco

Afinal, existe leite materno fraco?

Maternidade Nutrição

Antes de tudo, saiba que não existe leite materno fraco, sabemos que quando a mãe é de primeira viagem ou até mesmo as que já tiveram bebê questionam isso.

Portanto, isso de leite materno fraco é mito, o que acontece é que cada mãe produz leite na quantidade adequada para seu bebê. Sendo assim, as mamães podem pensar isso caso seu bebê chore muito ou mame a cada uma hora.

Além disso, sempre tem questionamentos de outras pessoas que fazem com que a mãe fica insegura. Veja algumas questões que podem causar essa dúvida nas mamães.

Fatores que causam dúvidas referente ao leite materno

Saiba que essa dúvida se existe leite materno fraco, é muito frequente. Muitas vezes pensamos que nossos bebês não estão ganhando peso, ou que não está se desenvolvendo adequadamente e começamos a culpar nosso leite.

Contudo, existem outros fatores que podem atrapalhar a amamentação e acabam gerando essas dúvidas. Confira!

Pega incorreta

Primeiramente, veja se não está fazendo a pega incorreta na hora da mamada. Caso seu bebê esteja apenas pegando o bico do seio ele não irá sugar o leite adequadamente. Dessa forma, a mãe pensa que o seu leite é fraco devido o bebê ficar querendo mamar o tempo inteiro.

Portanto, veja se a pega está correta para que seu bebê consiga mamar o suficiente deixando-o satisfeito até a próxima mamada.

O leite materno é leve

O leite materno é leve por isso se torna ideal para alimentação do bebê. Afinal, o bebê possui o estômago pequeno onde cabe poucas quantidades de leite.

Sendo assim, o leite materno torna-se a forma de alimentação ideal por ter rápida digestão. Após isso, o bebê começará a manter um ritmo de mamada onde não precisará mamar com tanta frequência. Dessa forma, terá intervalos maiores a cada mamada.

Leia também:  Como Estimular a Produção de Leite Materno: Melhores Métodos!

Bebê não para de chorar

Primeiramente, o choro do bebê não está relacionado a fome, mas sim a maneira dele se comunicar com os pais. Afinal, esse é o meio que o bebê tem para alertar a mãe de algo que esteja incomodando.

Sendo assim, o choro do bebê não tem relação se existe leite materno fraco, mas sim à maneira do bebê se comunicar. Afinal, quando o bebê nasce é tudo novo para ele, então é normal ele chorar.

Dicas para aumentar o seu leite

Contudo, para as mamães que estão questionando a quantidade de leite que está produzindo, veja as dicas que separamos de como produzir mais leite materno que poderão te auxiliar.

Primeiramente, amamente em livre demanda dessa forma, você irá aumentar a sua produção de leite. Ou seja, irá ter leite o suficiente para deixar o bebê satisfeito apenas com seu leite.

Sendo assim, deixe que o bebê esvazie a mama para que o seu corpo entenda ser preciso produzir mais leite. Outra opção é você estimular a sucção com uma bombinha para que assim faça com que o seu corpo produza mais leite.

Dessa forma, você irá ter leite o suficiente para deixar o bebê satisfeito, mantendo a alimentação exclusiva com leite materno.

Como saber se o leite está sustentando o recém-nascido?

Saiba que você pode avaliar se o seu leite está sustentando o bebê e se ele está ganhando peso, veja a seguir:

Cor da urina do bebê

Primeiro, fique de olho na cor da urina do seu bebê, se a urina estiver clara e sem cheio é sinal de que o bebê está recebendo leite o suficiente.

 

Cor das fezes do bebê

Nas primeiras semanas do bebê você pode avaliar se ele está recebendo a quantidade necessária de leite materno. Lembrando que, as fezes escuras do bebê são apenas nos primeiros dias de vida.

Leia também:  Picos de Crescimento do Bebê: Saiba Quais São!

Dessa forma, após passar uns 5 dias as fezes do bebê que possui amamentação exclusiva ficam na cor amarela, com a textura pastosa ou macia isso é sinal de que o bebê está recebendo leite suficiente.

Além disso, o bebê evacua duas vezes ao dia, mas tem bebê que evacua a cada mamada. Portanto, caso tenha dúvidas sobre o seu bebê está ganhando peso com o seu leite, vá ao pediatra. Muitos pais têm vergonha de fazer perguntas, as dúvidas são normais e precisam ser esclarecidas.

Ainda mais, em uma consulta pediátrica você saberá se o seu bebê está ganhando peso o suficiente apenas com o aleitamento exclusivo. Com isso, você ficará mais tranquila quando ver que o bebê está ganhando peso conforme o estabelecido para sua idade.

Conclusão

Por fim, após essas informações você mamãe pode ficar mais tranquila, pois não existe leite materno fraco, o seu leite é suficiente para seu bebê!

Deixe nos comentários, como esse artigo te ajudou nesse processo delicado que a mãe passa após o nascimento do bebê.

Esperamos ter ajudado, afinal o que queremos é que esse momento seja especial para a mamãe e não cheio de dúvidas sobre o seu leite. Portanto, não esqueça que o seu leite materno é o que suprirá a fome do seu baby. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *