15 Curiosidades Sobre Bebês e Recém-Nascidos Que Você Não Sabia!

curiosidades sobre bebes e recem nascidos
Gostou? Por favor, Compartilhe!

Para essas pequenas criaturas, há tantas coisas que fazem parte de suas necessidades e cuidados diários. Os bebês precisam de cuidados e atenção tediosos para crescerem bem e fortes. Embora tenham acabado de entrar em nosso mundo, há muitas coisas sobre bebês que todo pai deve saber. Aqui estão 15 fatos curiosos sobre bebês e recém-nascidos para os novos pais por aí.

1- Aprender a falar começa no útero

Seu bebê pode ouvir sua voz e outros sons por volta das 23 semanas de gravidez. Portanto, embora ela não diga a primeira palavra antes de ter cerca de um ano de idade, ela está aprendendo a linguagem desde o início.

Sua voz é o som favorito do seu bebê, e ele vai adorar ouvir você falar e cantar para ela. Nunca é muito cedo para começar a ler para seu bebê e, quanto mais palavras ele ouvir agora, melhores serão suas habilidades de linguagem mais tarde.

2- Os bebês nascem com a habilidade de nadar

Os recém-nascidos prendem naturalmente a respiração quando estão debaixo d’água e até brincam com os braços e as pernas. Se você levar seu bebê para uma aula de natação, verá esses talentos inatos em ação!

Seu bebê pode ir nadar assim que você quiser, mas se você está pensando em levá-lo sozinha, espere até depois de sua verificação de seis semanas. É importante verificar se você está se recuperando bem antes de entrar na piscina.

Quando for nadar com seu bebê, certifique-se de que ele não fique com muito frio. Escolha uma piscina especial para bebês com água morna ou experimente uma roupa de diferente em vez de uma roupa de banho comum.

3- Marcas de nascença são surpreendentemente comuns

Cerca de um terço dos bebês nascem com algum tipo de marca de nascença. O tipo mais comum é a marca da cegonha (na foto), também conhecida como mancha de salmão ou beijo de anjo. Esta é uma mancha rosa pálida no rosto ou pescoço do seu bebê, que pode parecer mais vermelha quando ele chora. As marcas da cegonha geralmente desaparecem em seis meses.

A maioria das marcas de nascença é inofensiva e desaparece por conta própria, embora algumas possam ser um sinal de uma condição que precisa de tratamento. Se seu bebê tiver uma marca de nascença, ou qualquer inchaço ou coloração inexplicável na pele, peça ao médico para dar uma olhada.

4- Os recém-nascidos são míopes

Os bebês recém-nascidos só podem ver claramente cerca de 20 a 30 cm (8 a 12 pol.) Na frente de seus rostos. Todo o resto é um borrão de luz, forma e movimento. Felizmente, essa é a distância perfeita para seu bebê olhar em seus olhos enquanto você o alimenta!

Quando seu bebê tiver um ou dois meses de idade, ele será capaz de focar os olhos em um brinquedo quando você o mover na frente de seu rosto. E no final do quarto trimestre, ela será capaz de ver cores e formas em close-up com muito mais clareza.

Ajude seu bebê a explorar seu desenvolvimento de visão, mostrando seus brinquedos com padrões ousados ​​em cores brilhantes e vivas.

5- Os bebês têm mais ossos do que os adultos

Seu bebê nasceu com cerca de 300 ossos. Conforme ela cresce, muitos deles ficarão mais duros e alguns se fundirão.

Por exemplo, o crânio começa como três pedaços de osso unidos por cartilagem, de modo que possam passar pelo canal do parto. É por isso que a cabeça do seu bebê tem pontos fracos. Mas essas peças eventualmente se unem para formar um osso sólido.

Quando seu bebê atinge a idade adulta, é provável que ele tenha apenas 206 ossos em seu corpo.

6- A amamentação requer prática

Os bebês precisam aprender a mamar no peito, assim como você precisa aprender a ajudá-los a pegar no peito. Isso pode tornar as primeiras semanas de amamentação complicadas e desconfortáveis, mas fica mais fácil com o tempo.

Os bebês têm barrigas minúsculas e precisam se alimentar com frequência no início. Portanto, se você estiver amamentando, é provável que passe muito tempo com seu bebê em seu peito nas primeiras semanas. Esteja preparado e lembre-se de que há muito suporte disponível.

7- Os estômagos dos bebês são surpreendentemente pequenos

O estômago de um recém-nascido é apenas do tamanho de uma avelã. Isso explica por que bebês muito pequenos precisam se alimentar com tanta frequência – eles simplesmente não têm espaço em suas barrigas minúsculas para beber todo o leite de que precisam de uma vez! Isso também significa que mesmo as menores bolhas de ar ocupam um espaço precioso, e é por isso que seu bebê pode precisar de fôlego durante e após as mamadas.

O estômago do bebê crescerá rapidamente, atingindo o tamanho de um damasco no final da primeira semana e o tamanho de um grande ovo de galinha ao final de duas semanas. No entanto, ela ainda precisará se alimentar à noite até que tenha pelo menos seis meses de idade.

8- É normal que os recém-nascidos percam peso

Algumas mães que amamentam temem que se o recém-nascido perder peso nos primeiros dias, isso significa que não está recebendo leite materno suficiente. Isso não é verdade.

Nos primeiros dias após o nascimento do seu bebê, é normal que ele perca entre 5% e 10% do peso corporal. A maioria dos bebês volta ao peso de nascimento por volta das duas semanas de idade.

9- O cocô do bebê muda com o tempo

As primeiras fezes do seu bebê são compostas de uma substância escura e pegajosa chamada mecônio. Depois disso, o que você encontrará na fralda do seu bebê dependerá se você está amamentando ou alimentando com fórmula. Um benefício desconhecido da amamentação é que ela tende a deixar o cocô do bebê menos fedorento!

Tente não se preocupar muito com a frequência com que seu bebê faz cocô. Pode ser várias vezes ao dia, pode ser uma vez a cada três dias. O importante é descobrir o que é normal para o seu bebê e estar atento para quaisquer mudanças.

Nossa galeria de fotos de cocô de bebê pode não ser bonita, mas é ótima para ajudá-lo a descobrir o que é normal e o que pode precisar de mais atenção.

10- As fraldas também podem esconder outras surpresas

Os bebês nascem com fluido extra em seus corpos, o que pode fazer com que seus órgãos genitais fiquem um pouco inchados nos primeiros dias. As meninas também nascem com alguns dos hormônios da mãe, e isso às vezes pode resultar em uma secreção branca e cremosa, ou até mesmo uma mini menstruação nos primeiros dias.

Isso tudo é perfeitamente normal nos primeiros dias com seu bebê. No entanto, você deve consultar o seu médico se o seu bebê ainda tiver os órgãos genitais inchados após alguns dias, ou se a sua filha ainda tiver corrimento após seis semanas.

11- O ruído branco é mágico

Seu bebê será acalmado e confortado por sons que o lembram dos ruídos rítmicos que ela ouviu em seu ventre (útero). O som dos batimentos cardíacos quando você a segura perto durante a pele a pele também pode ajudar a acalmá-la e regular sua respiração.

Muitos bebês também gostam do som de uma máquina de lavar ou de um aspirador de pó, do barulho do motor de um carro quando se sentam no banco de trás ou apenas de um simples ruído branco. Existem muitos brinquedos e aplicativos que fazem esse tipo de som, ou apenas procure um vídeo online gratuito sobre ruído branco.

12- Seu bebê adora seu perfume

Seu bebê podia cheirar e provar antes mesmo de nascer. Ela rapidamente começará a amar seu próprio perfume natural e isso pode ajudar a acalmá-la e acalmá-la quando ela estiver chateada. Portanto, evite usar produtos de higiene pessoal de cheiro forte nas primeiras semanas com seu recém-nascido.

Na verdade, seu bebê tem muito mais papilas gustativas do que você, espalhadas por toda a boca, e não apenas na língua. Enquanto você estava grávida, ela provou um pouquinho de tudo o que você comeu e continuará a desfrutar dos mesmos sabores que você em seu leite materno. Ela pode até mostrar preferência por esses alimentos mais tarde na vida.

13- Não existe sono de bebê “normal”

Os recém-nascidos precisam de muito sono. Nas primeiras semanas, seu bebê pode dormir até 18 horas ao longo de 24 horas, distribuídas em uma série de cochilos em horários aleatórios ao longo do dia e da noite.

À medida que ela começa a aprender sobre a diferença entre a noite e o dia, ela gradualmente começa a dormir mais quando está escuro e silencioso.

Embora uma rotina de sono e alimentação não funcione para seu bebê até os três meses de idade, há muito que você pode fazer para encorajar bons hábitos de sono durante o quarto trimestre, como reconhecer seus sinais de sono e colocá-lo para dormir antes que ele fica cansado demais.

14- Os bebês aprendem muito mais rápido do que os adultos

Mesmo antes de nascer, seu bebê aprendeu a reconhecer sua voz, e talvez até mesmo a de seu parceiro. Agora que ela está cercada por tanto estímulo, ela está aprendendo o tempo todo. Seu cérebro está formando conexões em um ritmo incrível, enquanto ela descobre mais sobre o mundo ao seu redor.

Aproveite esta incrível capacidade de aprender falando, lendo e cantando para seu bebê sempre que puder. Não importa o que você diga, pois seu bebê simplesmente vai adorar o som da sua voz. E a pesquisa sugere que quanto mais palavras ela ouve em seus primeiros dias, semanas e meses, melhor suas habilidades de linguagem provavelmente serão quando ela entrar na escola.

15- Os cérebros de meninos e meninas são diferentes

Exatamente quão diferente e que efeito isso tem sobre o desenvolvimento é um debate acalorado.

A pesquisa sugere que o cérebro dos meninos recém-nascidos pode crescer mais rápido do que o das meninas nos primeiros três meses, principalmente em áreas que controlam o movimento. Por outro lado, as meninas podem ter sentidos mais sensíveis, o que significa que podem ver e ouvir melhor do que os meninos para começar.

No entanto, a maneira como você cuida de seu bebê provavelmente terá um efeito muito maior no desenvolvimento dele do que se ele é uma menina ou um menino. E há muitas maneiras de evitar estereótipos de gênero em seu filho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *