creme de arroz

Creme de arroz para bebe: receitas de papinha de arroz para bebês

Nutrição

Até os seis meses de idade, um bebê recém nascido se alimenta apenas de leite materno, que engloba todos os nutrientes de que o pequeno necessita nesta fase. Após essa fase, um novo momento se inicia no ciclo do bebê, a famosa introdução alimentar. 

É na introdução alimentar que os pais irão apresentar à criança os alimentos e sabores que ela irá experimentar durante toda a sua vida. Esses alimentos precisam ser apresentados aos poucos, em receitas criativas e em consistência mole, para que o bebê vá se adaptando. 

Uma das principais escolhas nesse momento é o creme de arroz, que além de apresentar o alimento, possui muitos nutrientes que auxiliam no crescimento da criança. Mas é preciso criatividade para não cair na mesmice e fazer sempre a mesma receita. 

Por isso, reunimos várias opções de receita para creme de arroz para bebê, feitas de formas e com sabores diferentes. Confira agora mesmo:

Receitas de creme de arroz para bebê

1 – Creme de arroz bombocado

Ingredientes

  • 120 ml de água;
  • 1/4 de xícara de arroz integral triturado (bata o arroz integral no liquidificador até virar um pó);
  • Leite (materno ou fórmula  infantil).

Modo de fazer

Misture o arroz triturado à água em uma panela e espere levantar fervura. Depois deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Deixe esfriar um pouquinho e misture o leite.

O creme fica muito texturizado, uma vez que o arroz não chega a virar um pó, quando batido no liquidificador. Se o bebê não gostar dessa textura, é permitido usar o mixer para deixar mais homogêneo.

2 – Papinha de abóbora com farinha de arroz

Ingredientes

  • 50 g de farinha de arroz;
  • 1 kg de cubos de abóbora japonesa descascada.
Leia também:  Panqueca para Bebê: 11 Receitas Fáceis de Fazer!

Modo de fazer

Em uma panela com tampa, coloque os cubos de abóbora, cubra com 2 dedos acima de água e cozinhe em fogo alto de 20 a 30 minutos, ou até que fiquem macias.

Quando a abóbora estiver cozida, retire da panela com o auxílio de uma escumadeira e transfira para um liquidificador com um pouco da água do cozimento. Sirva a seguir, ou divida em porções para congelar. 

Adicione a farinha de arroz e processe até ficar um creme homogêneo. Se achar necessário coloque mais água, aos poucos até chegar na textura desejada.

Volte a sopa para a panela e cozinhe por mais 5 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar. Sirva a seguir ou divida em porções para congelar.

3 – Receita de Creme de arroz com legumes 

Ingredientes

  • 100 gramas de arroz branco cozido;
  •  1 unidade de cebola branca;
  •  400 gramas de cenoura;
  •  2 xícaras de água filtrada ou caldo de legumes caseiro;
  •  1 pitada de orégano;
  •  1 colher de chá de azeite ou óleo;
  •  1 pitada de sal (opcional).

Modo de fazer 

O primeiro passo é reunir todos os ingredientes. Certifique-se de que estes ingredientes já podem ser incluídos na alimentação de seu bebê, consoante a idade dele.

Leve ao fogo médio uma panela o azeite ou óleo, e refogue a cebola e a cenoura cortadas em pedaços, por 1 ou 2 minutos. Vale a pena incluir a cenoura nesta receita, já que é rica em vitamina A.

Acrescente o arroz e a água ou caldo de legumes caseiro, e adicione um pouco de sal. Deixe cozinhar até que a cenoura esteja macia. Somente adicione sal se o bebê já tiver completado 1 ano de idade.

Leia também:  Azeitona na Gravidez Pode? Veja Quais São Os Benefícios!

Após o passo anterior, bata tudo muito bem no liquidificador ou processador de alimentos, até obter uma mistura cremosa e sem grumos. Na hora de servir o creme de arroz para bebê, polvilhe um pouco de orégano e diga-nos o que seu bebê achou desta receita!

4 – Papinha de bebê da Bela Gil

Ingredientes

  • 1 copo de arroz integral cateto (deixado de molho cru de um dia para o outro);
  • 7 copos de água.

Modo de fazer

Escorra o arroz que ficou de molho de um dia para o outro e bata no liquidificador com os sete copos de água até virar um leite bem branquinho e liso. Se não couber toda a água no liquidificador, bata com menos água e depois adicione o restante de água na panela. 

Leve o conteúdo para a panela em fogo médio e mexa bem até começar a engrossar, 15 minutos. Depois, diminua o fogo e continue cozinhando e mexendo de vez em quando para não grudar por mais uma hora (com a panela sempre destampada).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *