Como Vestir o Bebe de Acordo Com a Temperatura?

Gostou? Por favor, Compartilhe!

Uma pergunta comum entre todos os pais, é se por acaso o bebê está agasalhado demais, ou se por acaso ainda precisa de um pouco mais de tecido para ficar confortável. Definir a vestimenta da criança de acordo com o tempo pode ser uma tarefa difícil. 

Apesar de um pouco confuso, uma coisa é fácil: a criança precisa estar vestida de acordo com a temperatura do ambiente. Isso é mais necessário ainda quando a temperatura está variando muito em pouco tempo. Essa habilidade também é necessária em viagens. 

Antes de falarmos das roupas certas para determinadas temperaturas, é preciso desmistificar uma crença errônea. Você já ouviu pessoas falarem que os bebês sentem mais frio que os adultos? Provavelmente sim, e saiba que isso não é verdade. 

Os bebês não sentem mais frio que os adultos, a verdade é que o sistema termorregulador dos recém nascidos ainda está se desenvolvendo. Consequentemente, a temperatura corporal dos bebês tende a oscilar, principalmente no primeiro mês de vida.

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Como saber se o bebê está com frio ou calor?

Para saber se o bebê está com frio ou calor, basta você prestar bastante atenção no comportamento da criança. Observe se ele está apresentando comportamentos como inquietação, choro, suor, bochechas vermelhas, tronco e barriga muito quente. Isso indica calor. 

Em contraste, se o bebê está sentindo muito frio, a barriga, o tronco e as costas ficam mais gelados. Além disso, tremores, palidez ou apatia, também pode indicar que o bebê está com frio. 

Você também precisa saber que verificar a temperatura do bebê através do contato nas mãos ou pés do bebê não é recomendado. Utilize um termômetro para identificar ou não, uma febre. 

Por fim, saiba que a temperatura habitual do corpo do bebê varia de 36ºC a 37,2ºC. 

Como vestir o bebê no frio?

Primeiramente, o recém-nascido ainda precisa se acostumar com a temperatura do mundo aqui fora. Por isso, no primeiro mês de vida ele precisa ficar um pouco mais agasalhado do que o normal. Por isso, garanta que na saída da maternidade ele tenha agasalho suficiente. 

Dito isso, também é importante que durante as primeiras semanas de vida do bebê ele use meia constantemente. Elas precisam ser confortáveis, ou seja, nada de apertar o pé da criança. Conforme ele for crescendo, as meias podem ir sendo tiradas. 

Na hora de dormir, calças e mangas longas protegem bem os braços e perninhas do bebê. Prefira vesti-lo em camadas, além de confortável, facilita bastante na hora da troca.

Em dias mais frios, coloque também um casaquinho e cubra com uma coberta ou edredom. Para proteger as extremidades, utilize meias e luvinhas. Mãos e pés tendem a ser mais frios e a perder calor mais rapidamente, mas estarem gelados não significa que o bebê está com frio.

Agora, veja como vestir dependendo da temperatura:

De 21°C até 20°C

Nessa temperatura, utilize um body de manga curta junto com um macacão de manga comprida por cima;

De 19°C até 18°C

Nessa temperatura, troque o body de manga curta por um de manga comprida e mantenha o macacão também de manga longa;

De 17°C até 16°C

Aqui é preciso reforçar as camadas de roupas dos bebês. Uma boa opção é usar um body de manga comprida com uma calça. Assim também, aproveite para colocar por cima um macacão de tecido grosso e não esqueça de manter os pés bem quentinhos com meias;

Abaixo de 16°C

Quando o frio chega de vez, é bom incluir um bom casaco por cima da roupa. Luvas e gorro também são importantes. Manter a cabecinha dos bebês bem aquecida é fundamental. 

Como vestir o bebê no calor?

Os dias quentes exigem equilíbrio nas roupinhas. Deixe por perto uma coberta fina para utilizar mesmo no verão. Prefira vestir o bebê com roupinhas mais soltas e leves.

Para dormir, opte por pijamas macios que cubram os bracinhos e pernas. Calças e mangas longas protegem também contra os insetos, já que os bebês podem somente utilizar repente a partir do sexto mês de vida.

Se você tem ar condicionado em casa, preste atenção para que a temperatura esteja agradável. Não direcione diretamente o ar para o bercinho e mantenha sempre a manutenção e limpeza do equipamento.

Mas cuidado para não exagerar na falta de roupas, deixando ele exposto demais, e nem com muita roupa, fazendo ele ficar com muito calor. 

Dito isso, veja as roupas usadas dependendo da temperatura:

Acima de 26°C

Nessa temperatura, aposte em tecidos leves e mais refrescantes, um body de manga curta é o suficiente;

De 25°C até 24°C

Nessa temperatura, use nele um body de manga curta com um short por cima;

De 23°C até 22°C

Nessa temperatura, as camadas de roupas começam a serem úteis. Entre 23 e 22°C vista-os com um body e uma calça comprida. Por outro lado, se necessário, coloque uma camisetinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *