como fazer o bebe dormir a noite toda

Como Fazer o Bebe Dormir a Noite Toda: 5 Técnicas Infalíveis!

Bem Estar Maternidade

Saber como fazer o bebê dormir a noite toda é algo que a maioria dos casais com filhos se preocupa.

Os primeiros dias de vida de um bebê, assim como os primeiros meses, exigem uma dose extra de paciência dos pais.

Esse é o momento em que a criança está se adaptando ao novo mundo. Consequentemente, ela não tem a mesma rotina que seus progenitores. 

Esse primeiro momento é cheio de novidades para o pequeno, e exige sua adaptação para com o mundo aqui fora.

Uma das principais características dessa fase é a falta de sono. É comum que os papais tenham que acordar várias vezes durante a noite para lidar com a criança. 

É normal que os pais tenham muitas dúvidas. Se o bebê acorda chorando, no meio da madrugada, qual será o motivo?

Os pais podem ficar em dúvida se é fome ou dor. Além disso, os responsáveis também enfrentarão o próprio cansaço e, possivelmente, olheiras. 

Primeiramente, recém-nascidos não tem sono contínuo, inclusive durante a noite. O motivo é que eles precisam se alimentar de 3 em 3 horas. Depois de alguns dias, ele passará a conseguir dormir 6 horas contínuas durante a noite, aumentando o tempo de descanso dos pais. 

Apesar disso, lembre-se de que trata-se de um padrão médio. Ou seja, não quer dizer que todo bebê age completamente dessa forma. A quantidade de horas dormidas varia de organismo para organismo. Consequentemente, o ideal é evitar comparações. 

Média de horas que um bebê dorme por dia

Primeiramente, o número de horas que um bebê deve dormir depende da idade e do seu grau de desenvolvimento. Dito isso, a média de horas que um bebê geralmente pode dormir é:

  • 3 meses: por volta de 15 horas
  • 6 meses: por volta de 14 horas
  • 9 meses: por volta de 14 horas
  • 12 meses: por volta de 13 horas
  • 18 meses: por volta de 13 horas e meia
  • 24 meses: por volta de 13 horas
Leia também:  Depressão Pós-Parto: O Que é? Causas e Tratamento!

5 técnicas para fazer o bebê dormir durante a noite

Agora que você já entendeu que é normal o bebê, em seus primeiros dias e meses de vida, dar certo trabalho para dormir, pode começar a pensar em como fazer a criança relaxar e descansar mais tranquilamente. Reunimos 10 dicas para te ajudar. 

1 – Rotina

A rotina de sono é fundamental para que a criança tenha um descanso saudável. Além disso, também é importante para que os papais também consigam dormir e descansar. 

Para criar essa rotina, é necessário que a criança aprenda os hábitos da casa e, além disso, distinguir o dia da noite. É claro que ela ainda terá o seu próprio relógio biológico, mas a rotina fará com que ela se adapte aos poucos.

A regra básica é deixar bem clara a diferença entre o dia e a noite, para a criança. Durante o dia, os pais devem deixar o ambiente bastante iluminado e fazer atividades com a criança. Deixe as janelas abertas e os ruídos do dia entrarem. 

Em contraste, durante a noite, os papais precisam diminuir a luz da casa, fechar as janelas e também tentar fazer o mínimo de barulho possível. Também é necessário que ela tenha um horário certo para dormir. 

Todos os dias, 30 minutos antes deste horário exato, pode-se diminuir as luzes. Em seguida, um banho e a última refeição, seguido por uma história para dormir e uma música calma. 

Por fim, lembre-se que na hora do bebê dormir, não é interessante brincadeiras agitadas

2 – Nada de colo

Nas primeiras semanas de vida do bebê, é normal que ele durma com certa frequência no colo. Apesar disso, essa prática não é saudável para a criança e deve ser alterada. 

Leia também:  15 Curiosidades Sobre Bebês e Recém-Nascidos Que Você Não Sabia!

O bebê que dorme no colo, espera acordar no colo. O sono é formado por ciclos, e se o bebê dormir no colo, quando estiver passando de um ciclo para o outro, pode se assustar ao reparar que não está no mesmo lugar onde adormeceu. 

Esse é um dos motivos do por que bebês acordam tanto à noite. Por isso, é importante que ele vá para o berço ainda acordado. Isso também evita que seu filho se acostume a dormir apenas com a mãe ou o pai ao lado.

De qualquer forma, à longo prazo, isso ajuda com que o bebê consiga dormir durante uma noite inteira, e com qualidade. 

3 – Dormir no berço

Da mesma forma que o bebê não pode dormir nos braços dos pais, ele também não pode dormir na cama dos pais. Durante a noite, os pais podem machucar a criança sem querer. 

Dormir no chiqueirinho ou na cadeirinha é desconfortável e provoca dor no corpo. Ou seja, também não é o ideal. 

O bebê deve dormir sozinho no berço desde que nasce, pois é mais confortável e seguro. 

Sobretudo, a criança deve dormir sempre no mesmo lugar para se acostumar com a sua cama e conseguir dormir mais facilmente.

Os pais devem colocar o bebê no berço ainda acordado, para que aprenda a pegar no sono sozinho. Quando ele acorda, não se deve tirar logo ele de lá, a não ser que esteja desconfortável ou sujo. Deve-se sentar ao lado do berço e conversar baixinho com ele, para que entenda que deve ficar ali e que é seguro para si.

4 – Massagem e ursinho

Após uma bela massagem nas costas ou nas perninhas, os bebês podem ficar sonolentos, bem mais relaxados que o normal. 

Leia também:  Picada de Pernilongo em Bebê: O Que Passar?

Consequentemente, a massagem é uma boa pedida para ajudar o bebê a dormir mais profundamente, e bem. Mas lembre-se que precisa se dentro da rotina, ou seja, no mesmo horário todo dia, na hora de dormir. 

Após a massagem, se ele ainda não pegou no sono, você pode dar um brinquedo para que ele se sinta mais seguro.

A criança pode dormir com um bichinho de pelúcia. Nem muito pequeno, para ela não comer, nem muito grande, para não sufocar ela. 

5 – Sonecas

Alguns pais pensam que o bebê não deve dormir durante o dia para não afetar o sono noturno. Estão errados!

O sono durante o dia leva a um melhor sono noturno. Uma criança cansada muitas vezes não consegue dormir direito. 

Bebês com menos de 6 meses precisam de quatro a cinco sonecas por dia, enquanto os mais velhos precisam de duas a três. 

No geral, as sonecas ocorrem em quatro momentos:

  • uma ao acordar;
  • outra antes do almoço;
  • a seguinte depois do almoço;
  • a última ao final da tarde.

Elas vão diminuindo, até que reste apenas a depois do almoço. Essa dura em média 60 minutos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *