estimular leite materno

Como Estimular a Produção de Leite Materno: Melhores Métodos!

Maternidade

Para você mamãe que está com dúvida de como estimular a produção de leite materno, nesse artigo vamos te auxiliar nesse processo de amamentação. Afinal, o que queremos é que seu bebê esteja bem alimentado e de barriguinha cheia certo. Então confira!

Primeiramente, sabemos que mamães de primeira viagem ou até mesmo mamães que já tiveram bebê tem dificuldades na amamentação. Afinal, quando o bebê nasce podem pensar que estão tendo uma produção baixa de leite.

Portanto, saiba que tem algumas coisas que você pode fazer para que estimule a produção do seu leite. Por exemplo, beber mais água, amamentar sempre que o bebê estiver com fome.

Além disso, você pode consumir alimentos que estimula a produção do leite materno, lembrando, caso tenha dúvidas referente ao seu leite vá ao médico onde ele irá te orientar da melhor maneira.

Dicas para estimular a produção de leite materno

Agora, vamos te mostrar quatro dicas para que você possa estimular a produção do seu leite, dessa forma deixar o seu bebê satisfeito. Afinal, o que as mamães querem é que o bebê se desenvolva e não tenha falta de leite, certo?

Portanto, caso pense que a produção de leite está baixa, veja as dicas abaixo para poder te auxiliar nesse momento.

Ofereça a mama toda vez que o bebê sentir fome

Primeiramente, uma maneira de obter a produção de leite esperada para alimentar o seu baby é você oferecer a mama toda vez que ele pedir. Sendo assim, quando o bebê estiver mamando irá liberar hormônios que fará com que o seu corpo produza mais leite.

Por isso, o recomendado é amamentar em livre demanda para que assim, aumente a sua produção de leite. Dessa forma, você terá leite o suficiente para que seu bebê fique de barriguinha cheia.

Leia também:  Afinal, Quem Esta Amamentando Pode Doar Sangue?

Ofereça a mama até esvaziar

Outra maneira de como estimular a produção de leite materno é oferecer a mama para o bebê e deixar esvaziar por completo. Dessa forma, o seu corpo irá entender que precisa produzir mais leite.

Portanto, sabemos que muitas das mamadas o bebê não esvazia a mama por completo e para que você tenha esse processo de estimular a produção de leite. Ofereça na mamada seguinte a mesma mama para que assim ela esvazie por completo.

Além disso, outra maneira de esvaziar a mama é retirar com uma bombinha e armazenar esse leite para oferecer para o bebê depois.

Beba água

Antes de tudo, não deixe de se hidratar, pois, essa é uma forma que manter a estimulação da produção de leite. Por isso, beba entre 3 e 4 litros de água para ficar bem hidratada e auxiliar no processo de produção de leite.

Lembrando, que não será difícil para você beber essa quantidade de água, pois quando começar amamentar você sentirá bastante sede, fazendo com que você comece a andar pela casa com uma garrafa d’água.

Descanse o máximo que puder

Primeiramente, sabemos que descansar é difícil quando se tem um recém-nascido em casa, afinal, um bebê pequeno demanda muito. Portanto, quando tiver um tempinho descanse, pois, isso ajuda na produção de leite.

Sendo assim, aproveite as sonecas do bebê e descanse também, assim você ficará descansada e com energia para a próxima mamada.

Quais alimentos estimulam a produção de leite?

Além das técnicas de como estimular a produção de leite materno você também pode comer alimentos para estimular o seu leite.

Alguns estudos feitos indicam alguns alimentos que estimula a produção de leite da mamãe como, por exemplo: Aveia, Gengibre, Alho, Alfafa, Spirulina e Feno-Grego.

Leia também:  O Que é Amamentação em Livre Demanda? Saiba Tudo

Portanto, caso tenha esses alimentos em sua casa você pode consumir para que estimule a produção do seu leite. Dessa forma, inclua eles na alimentação do dia a dia, mas caso prefira você pode usar suplementos que tenha esses ingredientes.

Lembrando que o ideal é consultar um médico antes de iniciar uma suplementação para produção de leite. Sendo assim, caso tenha dúvidas vá ao médico pediatra da criança para que ele te auxilie nesse processo de estimular a produção de leite.

O que prejudica na produção de leite materno?

Caso você perceba que está tendo diminuição do leite materno isso geralmente está ligado a alguns fatores. Por exemplo, estresse ou ansiedade pode causar a diminuição do seu leite.

Outros fatores, são problemas de saúde ou uso de medicamentos, mas para que tenha um auxílio adequado nesses casos é preciso ter um acompanhamento médico para te auxiliar na amamentação.

Sendo assim, se você passou por alguma cirurgia na mama também pode acontecer de ter diminuição do seu leite materno. Contudo, nesses casos não é preciso ter acompanhamento para ter uma amamentação adequada.

Conclusão

Por fim, para você mamãe que estava preocupada de como estimular a produção de leite materno, pode ver que com técnicas seu bebê ficará satisfeito apenas com seu leite.

Sabemos que essas dúvidas no processo de amamentação são normais, afinal a mãe está passando por muitas coisas em simultâneo. Portanto, esperamos que essas dicas possam te auxiliar a estimular a produção de leite e deixar o seu bebê com a barriguinha cheia de leite. Se esse conteúdo te ajudou, deixe nos comentários, veja também nosso artigo de como produzir mais leite materno e não sofra mais na hora de amamentar seu bebê.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *