leite materno fraco

Como conciliar leite materno e fórmula? Saiba Tudo!

Nutrição

Muitas mamães passam por isso de como conciliar leite materno e fórmula para dar ao bebê não é mesmo? Ainda mais se o bebê precisa de uma complementação para ganhar o peso adequado.

Afinal, o momento tão sonhado da mãe é amamentar o seu bebê, mas saiba que geralmente a amamentação é romantizada fazendo com que a mulher pense ser fácil. A amamentação precisa de uma dedicação da mãe, pois o bebê precisa ter a pega correta para que não tenha fissuras no bico do seio entre outros fatores.

Além disso, muitas mães acabam não conseguindo ir até o fim e é preciso complementar com fórmula para que o bebê fique saciado e ganhe peso.

Enfim, conciliar o leite materno a fórmula é possível desde que você ofereça ao seu bebê o seio e depois a fórmula. Lembrando, ofereça a fórmula caso ele ainda tenha fome depois da mamada.

Como a suplementação afetará a amamentação?

Caso comece conciliar a suplementação com a amamentação tenha em mente que o bebê pode recusar o seu seio. Além disso, a fórmula deixa o bebê satisfeito por mais tempo em que você consegue oferecer a cada 3h.

Mas isso, é devido o bebê demorar um pouco mais para digerir a fórmula, fazendo com que ele fique mais tempo sem sentir fome. Lembrando que isso vai de acordo com cada bebê e com as recomendações médicas.

Outra coisa que faz com que o bebê possa começar a recusar o seio é a facilidade da mamadeira. Afinal, o leite sair sem ter que fazer tanto esforço, ao contrário da amamentação que o bebê tem que sugar para que o leite saia.

Contudo, o bebê que tem a suplementação com fórmula, faz coco entre uma e duas vezes no dia. As fórmulas tendem a deixar o bebê ressecado diferente do leite materno.

Leia também:  Quem Amamenta Pode Tomar Whey Protein? Saiba Tudo!

Misturar o leite materno com fórmula pode?

Não é recomendado que misture o leite materno com a fórmula para dar ao seu bebê, dessa forma você irá desperdiçar o seu leite. Afinal, quando o bebê toma suplementação as fórmulas possuem quantidades exatas para cada fase do bebê.

Por isso, ao invés de você misturar o seu leite para dar ao bebê ofereça o seio primeiro para o bebê e deixe que ele esvazie o seio. Após feito isso, se ele ainda sentir fome prepare a fórmula conforme as instruções na embalagem e ofereça para o bebê.

Dessa forma, você não irá desperdiçar o seu leite e nem a fórmula e o bebê ficará alimentado de forma adequada.

Meu bebê não pega mais o seio o que fazer?

Mamães que precisa conciliar a amamentação com fórmula passam por esse processo em que o bebê começa a recusar o seio. Afinal, isso acontece devido a muitos fatores como, por exemplo: a mãe precisa voltar a trabalhar, confusão com o bico do seio e mamadeira, entre outros fatores.

O bebê em que a mãe precisa voltar ao trabalho, começa a se adaptar com a mamadeira enquanto ela está ausente. Conseguintemente o bebê começa a rejeitar o seio da mãe.

Outro requisito que faz com que o bebê recuse o seio é quando a mãe precisa entrar com suplementação. Ou seja, o bebê começa depois de um tempo a recusar o seio e querer apenas o bico da mamadeira.

Além disso, é muito mais fácil para eles, afinal o leite sai mais fácil e não precisa sugar tanto para ter o leite. Já no seio o bebê ainda mais quando recém-nascido, acaba se cansando fazendo o processo se sucção e muita das vezes dorme no seio da mãe.

Mas, para você mamãe que deseja que seu bebê continue tomando o seu leite com a suplementação. Você tem duas opções:

  1. Oferecer o seio antes de dar a fórmula para que você continue amamentando.
  2. Porém, se o bebê estiver recusando o seio tire o leite com a bombinha, no mercado possui diversos modelos.
Leia também:  Como Congelar e Descongelar Papinha de Bebê

Assim, você oferece o seu leite na mamadeira antes de preparar a fórmula fazendo desse jeito ele continuará tomando o leite materno que é o melhor para o bebê.

Caso ele sinta fome ofereça a fórmula para que ele fique satisfeito. Lembrando, como conciliar leite materno e fórmula basta oferecer o seu leite primeiro e depois a fórmula.

Conclusão

Por fim, você verá que o importante é o seu bebê ficar bem alimentado e ganhando peso conforme o indicado para a idade dele não é mesmo? Saiba que mesmo sendo um processo complicado, mas não desista. Afinal, o que toda a mãe deseja na sua gestação é amamentar exclusivamente seu baby.

Contudo, saiba que você não será menos mãe caso tenha que lidar em como conciliar a leite materno e fórmula. O importante, é ver o seu bebê saudável e cheio de fofura, é isso que toma mãe almeja para seu filho.

Para entender ainda mais como funciona a amamentação veja também o artigo sobre leite materno fraco, muitas mães possuem essa dúvida quanto ao leite materno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *