Chá de Picão Para Bebê: O Que É, Pra Que Serve e Como Usar!

chá de picao funciona em bebes
Gostou? Por favor, Compartilhe!

Toda nova mamãe recebe milhares de conselhos por dia, seja dos amigos, vizinhos ou familiares. No fim das contas, todo mundo tem algum conselho e, principalmente, alguma receita mágica que acha que toda mãe precisa saber e aplicar na vida da criança. 

Esses tipos de conselhos podem deixar a mãe mais confusa do que realmente sabendo o que fazer. São tantas dicas que fica difícil avaliar quais delas realmente são eficazes e benéficas, e quais delas não passam de histórias antigas no senso comum. 

Apesar disso, com muita análise e busca de conhecimento é viável saber o que é certo e o que errado, tomando decisões assertivas. Sobretudo, não se preocupe, faz parte do processo de ser pai e mãe descobrir o que é verdade e o que é mentira!

Um dos conselhos mais antigos, é o chá de picão para os bebês. Mas a pergunta é: para o que serve? Realmente é bom? É mito ou verdade que ele ajuda contra certos problemas de recém-nascidos? Hoje nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Este artigo responde as perguntas:

O que é o chá de picão?

chá de picão

O chá de picão-preto é feito a partir de uma planta medicinal de clima quente, também chamada de picão, pica-pica, amor de mulher, carrapicho e muitos outros nomes populares. Essa planta é naturalmente anti-inflamatória, usada por adultos para auxiliar em muitos problemas. 

O nome científico da planta é Bidens Pilosa. Além disso, ela também apresenta propriedades antidiabéticas, diuréticas, antioxidantes, antisépticas, anti-ulcerosas, hepatoprotectoras e antiespasmódicas. Vários estudos publicados indicam uma ação benéfica em vários órgãos.

Para que serve o chá de picão para bebês?

O picão-preto, tanto em chá quanto em banho, é tradicionalmente utilizado pela cultura popular para tratar icterícia, doença comum em recém-nascidos, provocada por elevação de bilirrubinas no sangue , deixando a pele e a parte branca dos olhos amareladas.

Essa cultura é tão forte no Brasil, que em 2010, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma regulamentação para o uso de plantas medicinais. A medida busca esclarecer quando e como as drogas vegetais devem ser usadas para se alcançar efeitos benéficos. Lá estava o chá de picão. 

O chá de picão para recém nascido é ainda mais divulgado por pessoas mais velhas, que afirmam sua eficiência no tratamento de crianças com icterícia. Mas a pergunta que não quer calar, e que deixa muitas mães em dúvida é: realmente o chá de Picão funciona?

Chá de Picão funciona?

Para ser direto, não existe nenhuma comprovação científica de que o chá de picão realmente funcione. Em resumo, podemos dizer que se trata de um mito. Sobretudo, ele não funciona nem em forma de chá, e muito menos em forma de banho para o recém nascido. 

O que se recomenda para o tratamento da icterícia, ainda muito comum em crianças, é o banho de sol. Apesar disso, a avaliação do pediatra é essencial para verificar a necessidade de outros tipos de tratamento ou para diagnosticar outras causas de icterícia.

Se pensarmos bem, é muito mais fácil aplicar o banho de sol diariamente no seu bebê do que achar que um chá vá ajudar no fim das contas. Muitas mães pensam que o banho de sol não tem efeito algum, mas a verdade é que ele pode ser melhor que muito remédio. 

O chá de picão faz mal para o bebê?

A icterícia em recém nascido é uma doença que requer acompanhamento médico. Dito isso, é preciso lembrar-se que apenas um médico pediatra pode dizer o que realmente deve-se fazer. Mas como já foi dito, provavelmente será recomendado o banho de sol.

Apesar disso, o chá de picão, mesmo que não tenha eficiência comprovada, pode fazer mal ao bebê? A resposta é não! Segundo os estudos reunidos na monografia do Ministério da Saúde , não há toxicidade ou indício de que seja uma substância irritante quando aplicada na pele.

Por fim, a monografia do Ministério da Saúde, em 2015, disse no artigo: “Conforme demonstrado, a espécie Bidens pilosa apresenta diversas atividades farmacológicas, que podem ser atribuídas aos diversos compostos secundários presentes na espécie, porém mais estudos são necessários para caracterizar sua eficácia e segurança de uso, especialmente através estudos clínicos, já que estes ainda não foram feitos

Como usar o chá de picão?

Não existe nenhum estudo mostrando uma quantidade diária aceitável de chá de picão ao bebê. Ou seja, não tem como dizer o quanto dar ao bebê diariamente, nem se é preciso um intervalo de tempo. 

Apesar disso, é bom lembrar que um bebê recém nascido pode ingerir, a priori, apenas o leite materno. Dessa forma, não é indicado que ele ingira mais nada que, porventura, não seja recomendado por um médico. 

Agora, quando se fala sobre o banho de chá de picão, é recomendado, segundo alguns textos achados na internet, que seja tomado duas vezes ao dia, todos os dias, enquanto o problema permanecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *