brincadeiras bebe 1 ano

Brincadeiras para bebê de 1 ano: quais são as melhores opções

Desenvolvimento

Quando um bebê completa 1 ano de idade, ela precisa receber alguns estímulos que ajudem a desenvolver certas capacidades, como o tato, o paladar, a inteligência, o pensamento lógico, a coordenação motora, entre outras. Por isso, é preciso focar em brincadeiras sensoriais. 

Dito isso, que tal descobrir algumas brincadeiras essenciais para essa idade?

Brincadeiras sensoriais para o bebê de 1 ano

Brincadeiras sensoriais são aquelas que incentivam o tato da criança, assim como as outras sensações básicas. Elas são ideais para aquelas com um ano de idade, que estão descobrindo o mundo com as mãos e a boca, entendendo aos poucos tudo ao seu redor. 

Dito isso, selecionamos 10 brincadeiras sensoriais. Confira!

1 – Descoberta Sensorial com Gel

Para começar, que tal uma brincadeira que lida com o tato da criança? Trata-se de uma brincadeira com gel. Comece colocando gel num ziplock, misture alguns objetos coloridos ou interessantes, e coloque o bebê para interagir. 

2 – Observação da natureza

Uma forma bem mais simples das brincadeiras sensoriais para bebês, que não requer nenhum tipo de material, é simplesmente garantir que eles tenham contato com a natureza. Mãos nas pedrinhas, mãos nas folhas, sentir o vento, ouvir os pássaros. Tudo isso é aprendizagem. 

3 – Poças de chuva

Outra das brincadeiras que envolvem a natureza é simplesmente deixar as crianças brincarem com a chuva. Aproveitar as poças e pular, é um exemplo. 

4 – Colar e descolar pompom no papel contact

Essa brincadeira é simples: basta colar e descolar pompom no papel contact, em lugares diferentes para estimular o tato da criança. Dá para colar e descolar da janela, incentivando a criança a ficar em pé. 

5 – Colar e descolar post-it

É simples: basta encher a de post-it colorido e  fazer a criança colar e descolar todos eles por lugares diferentes. Neste caso, dá para estimular o movimento de pinça – usar o indicador e polegar para pegar os objetos.

Leia também:  Descubra a Numeração de Sapato Ideal para seu Bebê!

6 – Brincar com algodão e um pote

Você também pode deixá-lo explorar alguns materiais, sempre com supervisão para não deixá-lo engolir o que não deve. Um material simples de ter em casa e bom de explorar é o algodão, brincando com ele dentro de um pote. 

7 – Algodão molhado

Se você dá para a criança o algodão e uma caixa organizadora com água, a brincadeira é outra, completamente diferente. São muitas as coisas que a criança pode explorar. Se você não tiver algodão por perto, só a caixa, com água e alguns brinquedinhos, já funciona.

8 – Caixa de arroz

Outra brincadeira interessante é encher uma caixa com arroz, colocar brinquedos e utensílios e deixar a criança brincar. Apesar disso, é preciso que sempre haja um adulto por perto, para evitar que a criança coloque alguma coisa na boca. 

Se a criança levar arroz cru na boca, o que deve acontecer é que ela simplesmente não vai gostar e não vai colocar mais. E se engolir um ou outro grão, não tem problema porque é apenas arroz. 

Nessa idade, é hora de ensinar que certas coisas não devem ficar indo à boca. Os bebês entendem e começam a separar o que pode ou não ser levado à boca.

9 – Areia

Explorar a areia, seja da pracinha, seja um ambiente que tenha areia comestível, também é muito bom! 

10 – Mexer com Massinha

Por último, mexer com massinha é uma ótima opção. Isso é um dos maiores estimulantes para crianças dessa idade. 

Outras brincadeiras para crianças de 1 ano de idade

1 – Dançar com o bebê

A dança ajuda, além de gastar energia, no estímulo às habilidades sociais e de imitação da criança. Para isso, coloque uma música que seu filho goste e dancem! Incentive-o a imitar você fazendo gestos simples. Se tiver mais pessoas na casa, aproveite e convide-as para se juntarem a vocês nessa brincadeira tão divertida.

Leia também:  Acompanhamento Mensal Do Bebê: O Que É e Motivos Para Aderir

2 – Montar quebra-cabeças

O quebra-cabeça é um jogo que ajuda nas capacidades do indivíduo e pode ser trabalhado desde o primeiro ano até a vida adulta, trazendo muitos benefícios a cada fase. A atividade estimula a memória e a coordenação motora fina.

Para fazer a brincadeira, recorte papéis coloridos em formas geométricas, como quadrado, círculo, retângulo, etc. Depois desenhe o contorno desses formatos em uma folha em branco. Em seguida, peça para que o seu filho “encaixe” cada peça no desenho correspondente.

3 – Solucionar problemas

Aprender a resolver problemas é algo que levamos para a vida. Por isso é tão importante estimular essa habilidade no bebê. Nessa atividade, você ensinará ao seu filho um plano para alcançar seus objetos preferidos.

Coloque um brinquedo do bebê fora de alcance. Depois, dê a ele um bastão e mostre como pegar o brinquedo usando esse objeto. Em seguida, deixe que seu filho tente fazer isso sozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *