brincadeiras dentro do apartamento

12 Brincadeiras Para Fazer Dentro do Apartamento!

Atividades

Criança pequena é quase um furacão. Esses pequenos estão sempre de um lado para o outro, gastando toda a energia que está guardada dentro delas. Eles correm pelos cantos, pulam, gritam e, principalmente, querem brincar em todos os momentos possíveis. 

Os pais podem até tentar acompanhar esse ritmo, mas essa não é uma tarefa fácil. Se no dia a dia já é uma correria louca, no período de férias das crianças toda essa energia acumulada fica ainda mais forte. Não tem jeito: eles precisam brincar. 

Para driblar o tédio, é preciso ter muita criatividade para bolar boas brincadeiras com os pequeninos. Se isso já é necessário em uma casa com quintal, e preciso o dobro de imaginação para pensar em atividades e brincadeiras dentro de um apartamento. 

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso pensar em formas de distrair e divertir as crianças dentro de um apartamento, não é impossível. Existem algumas brincadeiras que se adaptam ao espaço, e podem funcionar muito bem dentro de um apartamento. 

Você conhece boas brincadeiras? Para te ajudar, selecionamos algumas opções que você pode tentar com a criançada no apartamento. 

12 Brincadeiras para fazer dentro do apartamento 

1 – Gincana das formas

Primeiramente, você já ouviu falar da gincana das formas? A brincadeira é simples, e as crianças vão adorar!

Inicialmente, é preciso  fazer várias formas com fita crepe no chão e definir uma tarefa para cada forma. Lembrando que não existe um número mínimo de fitas coladas no chão, ou seja, quanto mais melhor. 

Cada uma das formas, determinará uma tarefa para quem passar pela forma. Por exemplo, uma fita em forma de A, pode determinar que a pessoa faça o som de uma galinha. 

Leia também:  Spinning Babies: O Que é E Como Fazer e Exercícios

Essa brincadeira não precisa, necessariamente, ter um vencedor. Apesar disso, para apimentar as coisas, pode definir que quem cumprir mais tarefas ganha a brincadeira. 

2 – Soma 10 

O seu filho está aprendendo adição, em matemática, na escola? Então esse é um ótimo momento de brincar de Soma 10. 

Você faz uma teia de aranha usando barbante e usa pregadores de roupa para pendurar cartas de baralho. As crianças precisam atravessar a teia para juntar duas cartas que somem 10.

3 – Acertar o alvo

Que tal brincar de acertar o alvo, ao mesmo tempo em que testa o reconhecimento das letras do seu filho?

Faça o seguinte: coloque as letras no fundo de um copo, faça “argolas” usando prato de papel descartável, e peça para a criança acertar o copo que tem a letra que você falar.

4 – Bola ao cesto 

Bola ao cesto pode ser uma brincadeira muito bem adaptada para dentro de um apartamento. Em resumo, as bolas da piscina de bolinhas vira peça para acertar no cesto de roupa suja. Detalhe para a caixa de papelão que virou rampa para o arremesso. 

5 – Bateria de latas

Sua criança gosta de música? Então improvisar um instrumento pode ser uma boa idéia para brincar com o seu filho. 

Pensando nisso, uma ótima ideia é reunir uma latas velhas e transformá-las em uma bateria irada, que a criança irá adorar. 

6 – Pulo nas formas

Essa ideia é um mix da gincana das formas e o twister, aquele brinquedo em que você se dobra inteiro para tocar na cor em que é mandado.

Para fazer essa brincadeira, você deve recortar formas geométricas de papel colorido e prender depois no chão. Depois pede para a criança pular nas cores e formas que você falar. 

Leia também:  Quadro de Incentivo Infantil: O Que É e Como Fazer!

7 – Torre de copos

Essa brincadeira não precisa muita explicação, não é mesmo? Basta reunir muito copos (de plástico, claro!) e tentar empilhá los até formar uma grande torre. Como suporte entre os “andares”, pode ser usado papelão. 

8 – Jogos de engenharia

Olha que desafio bacana para propor para as crianças presas no apartamento: criar estruturas como palitos de dente e pregadores de roupa. Essa brincadeira irá explorar a criatividade das crianças. 

9 – Caça ao tesouro 

Todo mundo conhece a brincadeira de caça ao tesouro, mas essa brincadeira pode ficar melhor ainda no seu apartamento: com objetos sensoriais. 

Escolha quatro ou cinco texturas diferentes, como liso, áspero, aveludado, macio, rígido, e peça a criança que corra pela casa e encontre objetos com aquelas texturas. 

Além disso, para os pequenos um pouco mais velhos, um cronômetro pode deixar a brincadeira mais emocionante.

10 – Stop

Quem nunca brincou da boa e velha adedonha? A brincadeira também pode ser divertida para a criançada, principalmente quando ela é jogada no estilo Stop, que deixa mais emocionante. 

Essa brincadeira precisa de, pelo menos, três pessoas para ser bem legal. Além de ser um clássico que vai lembrar seus tempos de infância se a turma for animada, várias horas de diversão e aprendizado estão garantidas!

11 – Pista de carrinho 

Essa brincadeira é bem simples: estenda o papel pelo chão da casa e prenda-o com fita adesiva, depois desenhe com giz as ruas da pista. Também pode desenhar cidades, parques, casas e afins. 

Por fim, esta brincadeira também tem uma outra versão que segue o mesmo raciocínio, porém usando a fita adesiva para desenhar a pista direto no chão.

Leia também:  6 Ideias de Roupas para Ensaio Gestante: Melhores Looks e Dicas

12 – Pintura sem sujeira

‘Compre um saquinho que possa ser lacrado. Depois, encha-o com tintas até cerca de um terço. Lacre e prenda suas laterais com fita adesiva em uma cartolina ou no chão mesmo. Assim, ao passar os dedinhos pelo lado de fora do saquinho com tinta, a criança pode fazer desenhos incríveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *