beneficios massinha infantil

4 Benefícios da Brincadeira com Massinha!

Atividades Desenvolvimento

Você já fez Brincadeira com massinha com seus filhos? Veja os benefícios que essa atividade pode trazer para os pequenos.

Sabemos dos benefícios da brincadeira na infância das crianças, pois ajuda no seu desenvolvimento e em suas habilidades sociais. Além, das motoras e psicológicas dos pequenos. Por isso, as atividades recreativas devem fazer parte das atividades das crianças, como são feitas nas escolas.

Dessa forma, a criança adquiri os benefícios que essa atividade proporciona e fortalece os seus laços, brincando com os seus pais e amigos. Por isso, vamos te mostrar nesse post quais são os benefícios da brincadeira com massinha.

1- Trabalha a coordenação motora fina

A brincadeira com massinha permite que a criança desenvolva às coordenações motoras finas, pois usa as mãos e os dedos. Desse modo, essa brincadeira favorece as crianças na hora de realizar as atividades com lápis.

2- Criatividade e concentração?

Ao brincar com a massinha, a criança tem que amassar, amolecer, separar modelar, remontar as peças. Sendo assim, nesse processo elas prestam atenção em todos os detalhes, tamanhos e proporções. Dessa forma, estimula a criatividade da criança e a concentração na hora da brincadeira.

3- Cores e formas:

Por uma caixa de massinha ter várias cores para criança modelar, ela acaba aprendendo as tonalidades das cores. Além, desse material permitir que você junte as cores e as separem. Brincadeiras com a massinha pode tornar-se uma atividade de relaxamento entre as crianças. Se a sua criança for agitada, vale a pena oferecer essa atividade para ela.

4- Expressão e emoção

As crianças quando realizam atividades de massinha é onde elas expressam a comunicação. Devido às mãos serem o primeiro meio de comunicação do bebê. Por isso, o uso desse material possibilita que a criança demonstre várias emoções, como é um material modelável a criança pode criar o que quiser.

Leia também:  Aula de Música Para Bebê: Curiosidades e Benefícios

É útil para trabalhar com crianças agressivas, pois alivia esse tipo de comportamento. Além, de usar a sua imaginação e criar uma infinidade de coisas, como o que ela estiver sentindo naquele momento da atividade.

Como pode ver, os benefícios da massinha para as crianças são vários, dessa forma, desenvolvendo todos os sentidos da criança com a brincadeira de massinha. Fazendo com que a criança desperte sua imaginação.

Atividades recreativas para crianças, ajuda?

Quer saber se atividades recreativas, ajuda no desenvolvimento do seu filho? Saiba que as atividades recreativas são uma maneira eficiente para que seu filho tenha uma boa adaptação.

Muitas crianças que estão começando na escola ficam receosas por ser um ambiente novo não é mesmo? Por isso, promover atividades recreativas, ajuda elas a se socializar com os coleguinhas e professores.

Além, dá criança aprender brincando os valores e fortalecer o seu desenvolvimento cognitivo, motor e social. Mas essa atividade não é só feita na escola, os pais também podem fazer atividades recreativas com seus filhos como brincadeira com massinha.

Pesquise na internet, brincadeiras recreativas que você pode fazer com a sua criança de acordo com a idade. Assim, poderá passar um tempo com seu filho e ainda promovendo o seu desenvolvimento.

Posso fazer brincadeira com massinha de modelar em casa?

Está em casa e não sabe que atividade fazer com o seu filho? Que tal fazer uma massinha de modelar? Realizar esse processo com o seu filho você trará mais uma atividade para ele além de brincar com a massinha.

Separamos duas receitas para que você possa fazer com o seu filho em casa e assim, de divertirem modelando as massinhas.

Leia também:  Sinais de desfralde: quais são e como iniciar

Massinha com amido de milho

Como fazer uma massinha e fazer com que ela fique sempre macia, veja a seguir os ingredientes:

  • 1 xícara de sal
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher (café) de vinagre
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • Coloque a quantidade de água até que forme uma massinha

Agora, misture todos os primeiros ingredientes citados a acima e por último vá acrescentando a água gradualmente. Dessa forma, vá fazendo o processo de colocar a água gradualmente até que fique consistente e sem grudar nas mãos.

Feito isso acrescente um pouco de farinha e para deixá-la com cor use corante comestível.

Massinha com óleo

Outra opção é criar uma massinha que endurece, ela é como um biscuit, veja os ingredientes e como fazer a seguir:

  •       150gr de farinha de trigo
  •       170gr de cola de vinil
  •       25gr de amido de milho
  •       1colher se sopa de óleo
  •       1 colher de sopa de hidratante
  •       4 gotas de vinagre

Misture a farinha de trigo com a cola vinil, adicione a farinha de milho, hidratante e o óleo. Após isso amasse até que tenha consistência, quando a massa estiver compacta adicione as gotas de vinagre e continue amassando. Agora, adicione corante comestível com a cor de sua preferência.

Contudo, fazer atividades recreativas com os pequenos é algo muito prazeroso, pois podemos ver eles desenvolvendo as suas habilidades. Além, de poder passar um tempo com as crianças fazendo uma atividade que eles gostam. Lembrando, que é preciso tomar cuidado para que a criança não coloque massinha na boca e quando terminar a brincadeira com massinha. Guarde em um lugar fora do alcance para que não ocorra acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *