Bactérias Cromogênicas: O Que É e O problema Em Crianças

bacterias cromogenicas
Gostou? Por favor, Compartilhe!

No decorrer da vida, os dentes mudam sua forma e adquirem diferentes aspectos. Uma das características mais comuns de serem ganhas ao longo dos anos, são as manchas. Elas podem ser de diferentes cores, desde amareladas, até mesmo mais escuras. 

Dito isso, saiba que algumas pessoas podem ganhar manchas pretas nos dentes. Normalmente, elas aparecem devido à fatores como o tabagismo por muitos anos, uso excessivo de antibióticos ou mesmo má escovação, causando cáries nos dentes. 

Apesar disso, poucas pessoas sabem que crianças, até mesmo muito pequenas, podem ter manchas escuras nos dentes. Certamente a causa é bem diferente de algumas pessoas mais velhas, como por exemplo aquelas que fumaram durante a vida inteira. 

Na maioria das vezes, crianças com manchas pretas nos dentes tem como causa as Bactérias Cromogênicas, ou simplesmente “bactérias que se coram”. Essa bactéria, sendo a mais comum da espécie Prevotella melaninogênica, deixa a parte interna dos dentes com coloração enegrecida.

Para facilitar sua leitura, separamos o artigo da seguinte forma:

Causa do enegrecimento dos dentes

bacteriascromogenicas

Por que as Bactérias Cromogênicas deixam manchas escuras nos dentes? Primeiramente, você precisa entender que ela se origina da união da bactéria com a saliva. 

Quando nos alimentos, e não fazemos a higienização devida da boca – como a escovação dos dentes e o uso do fio dental – acabam ficando resíduos alimentares escondidos na boca. Isso acaba gerando a proliferação de bactérias, que quando entra em contato com a saliva, gera as Bactérias Cromogênicas. 

Esses pigmentos escuros são formados por compostos de ferro e se alojam nos dentes, próximos à gengiva. Isso acaba causando um problema estético de difícil remoção. 

Da mesma forma que isso ocorre em adultos, também acontece com crianças. Por isso é tão importante que os pais cuidem da higienização bucal de seus filhos. 

Além disso, para identificar se a mancha na boca da criança é realmente decorrente das Bactérias Cromogênicas, não basta uma olhada superficial. Apenas um profissional, ou seja, um dentista, conseguirá confirmar se o problema do pequeno é realmente esse. 

Agora que você já sabe a causa das manchas pretas nos dentes dos pequenos, consegue vislumbrar qual é o tratamento?

Tratamento para Bactérias Cromogênicos 

Para fazer o tratamento correto, o primeiro passo será a identificação dos locais exatos que estão com as manchas escuras. Também será preciso identificar a intensidade em que se encontram. Como já foi dito, apenas o dentista pode fazer isso. 

O local dos dentes em que as manchas aparecem pode variar de uma pessoa para outra. Elas podem estar presentes apenas nos dentes de trás, os molares, nos do lado, nos pré-molares e caninos, nos da frente, nos incisivos, ou em todos os dentes da arcada em menor ou maior grau.

Além disso, a presença das manchas pode ser restrita ao lado de dentro dos dentes ou também acometer o lado de fora. Se a criança não tiver nenhum outro tipo de problema de saúde maior, o tratamento se resume à profilaxia profissional com pasta abrasiva. Também dá para usar jato de bicarbonato de sódio.

Sobretudo, a frequência com que o tratamento será feito pode variar de criança para criança. 

Manchas escuras nos dentes podem ser também associadas a outras patologias, como por exemplo a cárie ou a fluorose. Como já foi dito anteriormente, o cirurgião-dentista pode indicar o tratamento adequado para cada caso.

Prevenção eficaz não existe, apenas o básico: higienização bucal todos os dias nas crianças. 

Bactéria Cromogênicas e a estética

Quando falamos de manchas escuras nos dentes nas crianças, o problema vai um pouco além de só um inconveniente nos dentes que pode ser tratado. Estamos falando da estética da criança, o que pode gerar outros problemas fora de casa. 

Não é simplesmente um problema estético, e sim, o que isso pode causar na auto estima e socialização da criança. Manchas pretas nos dentes pode acabar fazendo com que a criança deixe de sorrir, por medo de expor os problemas na boca para os outros. 

Isso pode, também, fazer com que a criança deixe de brincar com os seus coleguinhas na hora do recreio ou mesmo que tenha medo de fazer tarefinhas em grupo. Em resumo, ela pode se isolar e acabar se afastando das outras crianças da sua idade. 

Sobretudo, os pais precisam ficar de olho na criança se ela tiver passando por esse problema. Tais problemas estéticos podem fazer surgir problemas psicológicos mais profundos na criança. Quer um exemplo palpável? O próprio bullying!

Dito isso, é muito importante que a criança seja atendida por um profissional competente, que faça a realização do diagnóstico diferencial.

Além disso, é importante que os pais fiquem de olho no comportamento da criança. Se perceberem que as manchas escuras estão prejudicando a psique e a socialização da criança, é preciso conversar com ela, fazendo-a entender que não passa de um problema passageiro. 

Se perceberem que o comportamento não está melhorando, talvez uma ajuda psicológica possa ajudar. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *