Azeitona na Gravidez Pode? Veja Quais São Os Benefícios!

azeitona na gravidez faz mal
Gostou? Por favor, Compartilhe!

Quem não gosta de azeitona, não é mesmo? O alimento é um dos mais amados, além de conter uma série de benefícios. Ele é rico em niacina, em vitaminas – A, E, C e K – e também constitui um antioxidante natural.

Consequentemente, a azeitona ajuda a regularizar o sistema hormonal, a reduzir os danos celulares; a impulsionar o funcionamento do metabolismo e da visão, além de auxiliar no combate a gripe.

Um dos seus benefícios, que ganha maior destaque, é sua habilidade em combater o mau colesterol. Mas pensando nisso, o uso de azeitona é permitido, vendo essa lista de benefícios?

Azeitona faz bem para as grávidas?

azeritona na gravidez pode

Com essa lista de benefícios, é de se pensar que o alimento também seja muito bom para as gestantes, não é mesmo? Apesar disso, a coisa não é tão simples assim!

Apesar dos problemas, existem certas desvantagens e problemáticas associadas às azeitonas para as grávidas. Primeiramente, o consumo de azeitonas tende a afetar os intestinos da gestante. 

Mas isso irá depender dos tipos de azeitona. As azeitonas pretas tendem a agir como laxantes naturais. Já as azeitonas verdes têm o efeito contrário, podendo levar à prisão de ventre e também às hemorróidas.

Além disso, as azeitonas possuem grandes quantidades de sal, podendo ser prejudicial para as futuras mamãs que tenham a pressão elevada, contribuindo para o surgimento da hipertensão gestacional.

Outro risco de comer azeitona durante a gravidez

Além das desvantagens ditas acima, existe outro problema que exige muito cuidado no manuseio das azeitonas antes do consumo. O risco de comer ela durante a gravidez é a toxoplasmose.

A toxoplasmose é uma doença transmitida por um parasita do solo, também transmitida por gatos. A maioria das mulheres já foi exposta à toxoplasmose e desenvolveu anticorpos. Para mulheres grávidas, ela pode ser perigosa. 

Por isso, ao comer azeitonas, ou qualquer outro tipo de fruta, é preciso tomar muito cuidado e lavar muito melhor. 

Grávidas podem comer azeitona?

Por fim, em alguns casos específicos não é aconselhável que as mamães comam azeitona. Ainda assim, esse fruto não é completamente proibido, não podendo não ser recomendado. 

Quando ele é comido com muita moderação e com cuidado, pode-se sim comer esporadicamente algumas azeitonas. Ou seja, não precisa se abdicar do alimento tão desejado. 

Sobretudo, para se ter uma ideia mais completa sobre o consumo do alimento sobre a gravidez, é interessante que você fale com o seu médico ou nutricionista sobre esta questão.

Cuidados no consumo da azeitona na gravidez

Como já ficou claro, o consumo de azeitonas está liberado para as mamães, mas é preciso tomar alguns tipos de cuidados. Listamos todos eles para você ficar ligada:

  • Preste atenção no preparo das azeitonas. As azeitonas do balcão de alimentos frescos devem ser evitadas, simplesmente porque não dá para saber se todos os padrões de higiene foram observados. Isso pode causar risco de uma infecção;
  • É interessante evitar azeitonas recheadas, principalmente para recheios de queijo. Lembrando que não pode ter recheio de, exatamente, nenhum tipo de queijo. 
  • É melhor usar azeitonas em um copo durante a gravidez. Você pode festejar com eles sem hesitação. 
  • Após a abertura, você deve armazenar a fruta na geladeira e consumi-la em até sete dias;
  • Por fim, lembre-se que todo alimento pede cautela. Nada de consumir em excesso. Coma com moderação. Se bater aquele desejo de grávida de comer azeitona, não fique com vontade, mas não precisa comer azeitona até que o mundo se acabe, não é mesmo?

Benefícios do consumo da azeitona na gravidez

As azeitonas, assim como as frutas, fornecem nutrientes bastante interessantes para a gravidez. O mais importante deles é o ácido fólico, também chamado de vitamina B9. O ácido fólico ajuda o bebê a desenvolver adequadamente seu sistema nervoso.

A azeitona também é capaz de ajudar a mamãe a ter uma boa passagem intestinal e, sobretudo, uma boa digestão. Além disso, as azeitonas possuem baixas calorias e reduzem o risco de constipação.

O consumo de azeitonas durante a gravidez também fornece vitaminas, antioxidantes, minerais, magnésio, potássio, água e muitos outros nutrientes que são importantes para o desenvolvimento da criança. 

Alimentação saudável na gravidez

Indo além da azeitona, é de extrema importância que uma gestante mantenha uma boa alimentação. Isso quer dizer que a mamãe precisa comer muito bem, de preferência uma alimentação pobre em alimentos ultraprocessados.

Na gestação isso é fundamental para garantir todos os nutrientes tanto da mãe, quanto para a criança. Pensando em uma alimentação saudável, a mamãe precisa de: 

  • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, de preferência entre as refeições;
  • Aumentar o número de refeições e reduzindo o volume por refeição;
  • Consumir diariamente fontes de ferro e vitamina A;
  • Consumir frutas ricas em vitamina C junto com as refeições para otimizar a absorção de ferro do feijão e de folhosos verde escuro;
  • Assados, cozidos, ensopados ou grelhados ao invés de frituras ou empanadas;
  • Evitar carnes, peixes e ovos crus ou mal passados;
  • Evitar Leite, queijo e iogurte não pasteurizado.
  • Evitar comer salada crua em locais não confiáveis;
  • Evitar adoçantes. Tente se acostumar com o paladar natural dos alimentos;
  • Não consumir bebida alcóolica;
  • Variar a diversidade de alimentos consumidos, evitando a monotonia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *